Aprendizagem de estrutura de dados utilizando o ChatGPT como ferramenta auxiliar: um relato de experiência com o conteúdo de árvores binárias
Resumo
Este trabalho visa utilizar o ChatGPT na disciplina de estrutura de dados sobre o assunto de árvores binárias, com o intuito de analisar os benefícios e desafios associados ao uso do ChatGPT na aprendizagem dos alunos. Foram estudados prompts a serem empregados em um tutorial de utilização com os alunos e foi feito um questionário após os alunos empregarem o conhecimento do tutorial em sua aprendizagem real do conteúdo da disciplina. Foi notado que os alunos encontram imprevistos no ChatGPT, como códigos e correções erradas. No entanto, os benefícios trazidos pelo ChatGPT superam suas falhas, concluindo-se que o ChatGPT pode ser utilizado como ferramenta de apoio, com os devidos cuidados.
Palavras-chave:
ChatGPT, estrutura de dados, árvores binárias, aprendizagem
Referências
Camargo, D. de. (2004). As emoções & a escola. Curitiba: Travessa dos Editores.
Dantas, A. C., Silva, J. M., Oliveira, F. P., & Souza, L. R. (2019). Astrobot: Um chatbot com inteligência artificial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de física. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (p. 1196).
Fitria, T. N. (2021). Artificial intelligence (AI) in education: Using AI tools for teaching and learning process. Prosiding Seminar Nasional & Call for Paper STIE AAS, 4(1), 134-147. Recuperado de [link]
Gomes, B. R., Silva, T. A., Lima, P. M., & Almeida, C. F. (2020). ÁGATA: Um chatbot para difusão de práticas para educação ambiental. In Anais Estendidos do XXVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (pp. 85-89).
Moura, A., & Carvalho, A. A. (2023). Literacia de prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), e202308-e202308.
Wali, H. G., Eligar, V., Mane, V., & Iyer, N. C. (2020). A channelizing approach to teach data structures. Procedia Computer Science, 172, 581-584. DOI: 10.1016/j.procs.2020.05.071
White, J., Brown, A., Green, S., & Black, R. (2023). A prompt pattern catalog to enhance prompt engineering with ChatGPT. arXiv preprint arXiv:2302.11382.
Zhai, X. (2023). ChatGPT for next generation science learning. XRDS: Crossroads, The ACM Magazine for Students, 29(3), 42-46. DOI: 10.1145/3589649
Dantas, A. C., Silva, J. M., Oliveira, F. P., & Souza, L. R. (2019). Astrobot: Um chatbot com inteligência artificial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de física. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (p. 1196).
Fitria, T. N. (2021). Artificial intelligence (AI) in education: Using AI tools for teaching and learning process. Prosiding Seminar Nasional & Call for Paper STIE AAS, 4(1), 134-147. Recuperado de [link]
Gomes, B. R., Silva, T. A., Lima, P. M., & Almeida, C. F. (2020). ÁGATA: Um chatbot para difusão de práticas para educação ambiental. In Anais Estendidos do XXVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (pp. 85-89).
Moura, A., & Carvalho, A. A. (2023). Literacia de prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), e202308-e202308.
Wali, H. G., Eligar, V., Mane, V., & Iyer, N. C. (2020). A channelizing approach to teach data structures. Procedia Computer Science, 172, 581-584. DOI: 10.1016/j.procs.2020.05.071
White, J., Brown, A., Green, S., & Black, R. (2023). A prompt pattern catalog to enhance prompt engineering with ChatGPT. arXiv preprint arXiv:2302.11382.
Zhai, X. (2023). ChatGPT for next generation science learning. XRDS: Crossroads, The ACM Magazine for Students, 29(3), 42-46. DOI: 10.1145/3589649
Publicado
21/07/2024
Como Citar
PAULA, Taw-Ham Almeida Balbino de; BRAVIM, Pedro Gimenes; CASTRO, Simon Lucena de; MELO, Lafayette Batista; RÊGO, Alex Sandro da Cunha.
Aprendizagem de estrutura de dados utilizando o ChatGPT como ferramenta auxiliar: um relato de experiência com o conteúdo de árvores binárias. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 396-406.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3150.