Validação da Caracterização de Conceitos do Pensamento Computacional em Atividades da Engenharia de Software

  • Júlia de Avila dos Santos UFPEL
  • Simone André da Costa Cavalheiro UFPEL
  • Luciana Foss UFPEL

Resumo


A elaboração e o desenvolvimento de projetos educacionais apresentam uma série de desafios, entre eles, uma abordagem sistemática dividida em etapas que possibilite a execução e leve aos resultados desejados. Este trabalho aborda esses desafios, inspirando-se na área de Engenharia de Software (ES) e fundamentando-se nos conceitos do Pensamento Computacional (PC). O PC ganhou destaque como uma metodologia de resolução de problemas, enquanto a Engenharia de Software fornece uma fundamentação para concepção e execução de projetos computacionais. Identifica-se que os princípios do PC são inerentes aos processos de ES. Este artigo tem como objetivo validar uma caracterização de conceitos do PC em atividades da ES, usando o método Delphi. Ao relacionar explicitamente o PC às etapas de desenvolvimento e execução de projetos, permite-se que educadores utilizem tais atividades para promover e avaliar habilidades do PC, enquanto aprimoram simultaneamente a proficiência em outros domínios.

Referências

Aidas, V., Vasilienė-Vasiliauskienė, V., Meidute-Kavaliauskiene, I., and Sabaitytė, J. (2020). Peculiarities of educational challenges implementing project-based learning. World Journal on Educational Technology: Current Issues, 12:136–149.

Apiola, M. and Sutinen, E. (2020). Design science research for learning software engineering and computational thinking: Four cases. Computer Applications in Engineering Education.

Brennan, K. and Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American educational research association, Vancouver, Canada, volume 1, page 25.

Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking - A guide for teachers. Guide, Computing at School. [link].

CSTA/ISTEA (2011). Computational Thinking in K–12 Education: leadership toolkit. [link].

Dalkey, N. and Helmer, O. (1963). An experimental application of the delphi method to the use of experts. Management science, 9(3):458–467.

Dyah Utami, D., Setyosari, P., Fajarianto, O., Kamdi, W., and Ulfa, S. (2023). The correlation between metacognitive and problem solving skills among science students. EduLine: Journal of Education and Learning Innovation, 3:138–143.

Fronza, I., El Ioini, N., and Corral, L. (2016). Teaching software design engineering across the k-12 curriculum: Using visual thinking and computational thinking. In Proceedings of the 17th Annual Conference on Information Technology Education, SIGITE ’16, page 97–101, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Fronza, I., Ioini, N. E., and Corral, L. (2017). Teaching computational thinking using agile software engineering methods: A framework for middle schools. ACM Trans. Comput. Educ., 17(4).

Ignatyeva, G. A., VILKOVA, A. V., and TIMOFEEVA, E. (2018). Educational project as a way of improving students creative activity. Revista Espacios, 39(25).

Kayo, E. K. and Securato, J. R. (1997). Método delphi: fundamentos, críticas e vieses. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(4):51–61.

Linstone, H. A. and Turoff, M. (2002). The Delphi method: techniques and application. Addison Wesley.

Nielsen, J. and Landauer, T. K. (1993). A Mathematical Model of the Finding of Usability Problems. In Proceedings of the INTERACT ’93 and CHI ’93 Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’93, page 206–213, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

OECD (2018). The future of education and skills: Education 2030. the future we want. OECD Publishing.

Ribeiro, L., Foss, L., and da Costa Cavalheiro, S. A. (2020). Entendendo o pensamento computacional. In Raabe, A., Zorzo, A. F., and Blikstein, P., editors, Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Penso Editora.

Saad, A. (2022). The effectiveness of project based learning with computational thinking techniques in a software engineering project course. Journal of Contemporary Issues and Thought, 12(1):65–79.

Santos, J., Cavalheiro, S., Foss, L., and Jr., L. R. (2022). Pensamento computacional e engenharia de software: primeiros passos em direção a uma proposta de sistematização de resolução de problemas. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 451–462, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Shute, V. J., Sun, C., and Asbell-Clarke, J. (2017). Demystifying computational thinking. Educational Research Review, 22:142–158.
Publicado
21/07/2024
SANTOS, Júlia de Avila dos; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; FOSS, Luciana. Validação da Caracterização de Conceitos do Pensamento Computacional em Atividades da Engenharia de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 407-418. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.1855.