Impacto da gamificação e de grupos de apoio no ensino-aprendizagem de programação em um curso de Ciência da Computação
Resumo
Nos cursos de Computação, a alta evasão e reprovação em disciplinas introdutórias de programação é notável, demandando abordagens inovadoras para melhorar o desempenho dos alunos e amenizar este quadro. Este trabalho visa avaliar o impacto de duas iniciativas uma de gamificação e uma de grupos de estudos no desempenho dos alunos do curso de Ciência da Computação da UFV-Florestal no primeiro ano de curso. Compreender se essas iniciativas influenciam o desempenho dos alunos nessas disciplinas é crucial. Para alcançar esse objetivo, foram coletados e analisados os dados dos discentes do curso, comparando os resultados dos participantes e não participantes das iniciativas. Os resultados indicaram um impacto positivo no desempenho acadêmico e no engajamento dos alunos participantes.Referências
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Publicado
21/07/2024
Como Citar
MUNDIM, Pedro C. C.; BARBOSA, Daniel M.; SILVA, Gláucia Braga e; SILVA, Thais Regina de M. B..
Impacto da gamificação e de grupos de apoio no ensino-aprendizagem de programação em um curso de Ciência da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 419-430.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.1905.