Caracterização do nível de adequação das matrizes curriculares dos cursos de computação no Brasil ao modelo de competências da SBC

  • Vítor Ferreira UFLA
  • Maurício Souza UFLA
  • Paulo Afonso Parreira Júnior UFLA

Resumo


A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) propôs, em 2017, um novo Referencial de Formação baseado em competências para os cursos em Computação do Brasil, buscando uma formação mais integrada, flexível e relevante. Este trabalho objetivou caracterizar o cenário de adoção do modelo de competências de 20 cursos de Computação no contexto brasileiro analisando os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidade e avaliar o nível de implementação dessa proposta. Como resultado foram identificados 4 níveis de adoção desse modelo, sendo que apenas 5 PPCs alcançaram o nível mais alto. O modelo pode ser usado pelos coordenadores de curso para autoavaliação e planejamento de melhorias nos PPCs, conforme proposto pela SBC.

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Publicado
21/07/2024
FERREIRA, Vítor; SOUZA, Maurício; PARREIRA JÚNIOR, Paulo Afonso. Caracterização do nível de adequação das matrizes curriculares dos cursos de computação no Brasil ao modelo de competências da SBC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 443-454. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.1966.