Compreendendo o Sucesso em Competições de Programação: Perspectivas dos estudantes com Resultados Excepcionais

  • Luiz Cláudio Theodoro UFU
  • Camila da Cruz Santos UFU
  • Crishna Irion UFU
  • Rafael Dias Araújo UFU
  • João Henrique de Souza Pereira UFU
  • Pedro Frosi Rosa UFU

Resumo


O ensino de Computação tem se desenvolvido constantemente em resposta às inovações em tecnologia da informação. As Maratonas de Programação surgiram como uma das iniciativas para suprir a crescente demanda por profissionais com habilidades em raciocínio lógico-matemático. Com o intuito de contribuir para aprimorar o ensino de Computação, este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, analisando as respostas de estudantes por meio de entrevistas. O objetivo deste trabalho é identificar padrões da rotina de participantes com destaque em competições de programação, a partir da experiência de ex-competidores, a fim de utilizar essas informações para propostas de melhoria dos modelos de ensino vigentes em trabalhos futuros. Os resultados destacam que a disciplina no estudo, com um planejamento de horários adequado e a prática em simuladores, como os sistemas de juízes online, são fundamentais para um aprendizado sólido e alinhado às demandas contemporâneas.

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Publicado
21/07/2024
THEODORO, Luiz Cláudio; SANTOS, Camila da Cruz; IRION, Crishna; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza; ROSA, Pedro Frosi. Compreendendo o Sucesso em Competições de Programação: Perspectivas dos estudantes com Resultados Excepcionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 466-476. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2079.