Compreendendo o Sucesso em Competições de Programação: Perspectivas dos estudantes com Resultados Excepcionais
Resumo
O ensino de Computação tem se desenvolvido constantemente em resposta às inovações em tecnologia da informação. As Maratonas de Programação surgiram como uma das iniciativas para suprir a crescente demanda por profissionais com habilidades em raciocínio lógico-matemático. Com o intuito de contribuir para aprimorar o ensino de Computação, este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, analisando as respostas de estudantes por meio de entrevistas. O objetivo deste trabalho é identificar padrões da rotina de participantes com destaque em competições de programação, a partir da experiência de ex-competidores, a fim de utilizar essas informações para propostas de melhoria dos modelos de ensino vigentes em trabalhos futuros. Os resultados destacam que a disciplina no estudo, com um planejamento de horários adequado e a prática em simuladores, como os sistemas de juízes online, são fundamentais para um aprendizado sólido e alinhado às demandas contemporâneas.Referências
de Menezes, G. R., Pereira, J. H. d. S., and Theodoro, L. C. (2021). Análise do perfil dos medalhistas da olimpíada brasileira de informática 2019. Revista de Sistemas e Computação-RSC, 11(3).
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 4 edition.
Halim, S. and Halim, F. (2013). Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests. Lulu, 3rd edition.
ICPC (2023). About icpc. ICPC, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Laaksonen, A. (2017). Guide to Competitive Programming, volume 1. Springer International Publishing, 1 edition.
Lakatos, E. M. L. and Marconi, M. d. A. (1999). Técnicas de pesquisa : planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa e elaboração, análise e interpretação de dados. Atlas, 4 edition.
Lindholm, S. (2023). Kth algorithm competition template library. GitHub, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Oliveira, L. F. (2023). Macacário maratona de programação. GitHub, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Piekarski, A., Miazaki, M., Hild, T., Mulati, M., and Kikuti, D. (2015). A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4:1246.
SBC (2023a). Maratona sbc de programação. SBC, [link]. Accessed: 2023-10-21.
SBC (2023b). Sbc. SBC, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Son, N. T., Van Thanh, L., Duong, T. B., and Anh, B. N. (2018). A decision support tool for cross-functional team selection: Case study in acm-icpc team selection. In Proceedings of the 1st International Conference on Information Management and Management Science, IMMS ’18, page 133–138, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Sousa, P., Costa, J. R., Silva, G., Lima, V., Tavares, W., and Bezerra, C. (2021). Preparação para olimpíada brasileira de informática nível sênior: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 101–110, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Vitorino, M., Silva, H., Sampaio, L., and Gheyi, R. (2018). Perfil dos premiados em olimpíadas de informática e sua influência sobre a educação em computação. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):228.
Wang, G. P., Chen, S. Y., Yang, X., and Feng, R. (2016). Ojpot: online judge & practice oriented teaching idea in programming courses. European Journal of Engineering Education, 41(3):304–319.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 4 edition.
Halim, S. and Halim, F. (2013). Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests. Lulu, 3rd edition.
ICPC (2023). About icpc. ICPC, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Laaksonen, A. (2017). Guide to Competitive Programming, volume 1. Springer International Publishing, 1 edition.
Lakatos, E. M. L. and Marconi, M. d. A. (1999). Técnicas de pesquisa : planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa e elaboração, análise e interpretação de dados. Atlas, 4 edition.
Lindholm, S. (2023). Kth algorithm competition template library. GitHub, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Oliveira, L. F. (2023). Macacário maratona de programação. GitHub, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Piekarski, A., Miazaki, M., Hild, T., Mulati, M., and Kikuti, D. (2015). A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4:1246.
SBC (2023a). Maratona sbc de programação. SBC, [link]. Accessed: 2023-10-21.
SBC (2023b). Sbc. SBC, [link]. Accessed: 2023-10-21.
Son, N. T., Van Thanh, L., Duong, T. B., and Anh, B. N. (2018). A decision support tool for cross-functional team selection: Case study in acm-icpc team selection. In Proceedings of the 1st International Conference on Information Management and Management Science, IMMS ’18, page 133–138, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Sousa, P., Costa, J. R., Silva, G., Lima, V., Tavares, W., and Bezerra, C. (2021). Preparação para olimpíada brasileira de informática nível sênior: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 101–110, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Vitorino, M., Silva, H., Sampaio, L., and Gheyi, R. (2018). Perfil dos premiados em olimpíadas de informática e sua influência sobre a educação em computação. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):228.
Wang, G. P., Chen, S. Y., Yang, X., and Feng, R. (2016). Ojpot: online judge & practice oriented teaching idea in programming courses. European Journal of Engineering Education, 41(3):304–319.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
THEODORO, Luiz Cláudio; SANTOS, Camila da Cruz; IRION, Crishna; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza; ROSA, Pedro Frosi.
Compreendendo o Sucesso em Competições de Programação: Perspectivas dos estudantes com Resultados Excepcionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 466-476.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2079.