Produção e desenvolvimento de material de apoio ao treinamento para a Modalidade Iniciação da OBI: Uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o desenvolvimento de material de apoio ao treinamento para a Modalidade Iniciação da OBI. O objetivo é identificar, analisar e classificar esse material, visando à identificação de lacunas para a proposição de materiais de apoio atualizados para estudo, treinamento e preparação para as provas da Modalidade Iniciação da OBI. Os resultados destacam que uma parcela significativa dos materiais disponíveis é voltada para programação, ressaltando a necessidade de criação de materiais e recursos de apoio específicos aos participantes que se preparam para a OBI na Modalidade Iniciação, cujo estilo de prova vem ao encontro das propostas de inclusão da computação na educação básica brasileira.
Referências
Brackmann, C. P., Caetano, S. V. N., and da Silva, A. R. (2019). Pensamento computacional desplugado: ensino e avaliação na educação primária brasileira. Revista Novas Tecnologias na Educação, 17(3):636–647.
Brasil (2018). Ministério da Educação - Base Nacional Comum Curricular - BNCC. [link] - Acessado em Marços/2024.
Brasil (2022). CNE/CEB. Parecer Nº 2/2022 - Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. [link] - Acessado em Março/2024.
Brasil (2023). Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023 - institui a política nacional de educação digital.
Costa, T., Cristiano, F., Martins, D., and da Silva, W. (2016). A importância da computação para alunos do ensino fundamental: Ações, possibilidades e benefícios. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, pages 593–601.
da Silva Gomes, C., Borges, K. S., and Machado, R. P. (2021). Pensamento computacional e formação de professores da educação básica: Uma revisão da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1):135–145.
Dagienė, V., Jevsikova, T., Stupurienė, G., and Juškevičienė, A. (2022). Teaching computational thinking in primary schools: Worldwide trends and teachers’ attitudes. Computer Science and Information Systems, 19(1):1–24.
de Oliveira, T. M., Monteiro, W. M., Oliveira, F. C. S., Martins, D. J. S., and da Silva, A. L. L. (2017). Ensino de raciocínio lógico e computação para crianças: Experiências, desafios e possibilidades. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Dermeval, D., Coelho, J. A. d. M., and BITTENCOURT, I. I. (2020). Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação.
JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.(Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC.
Gerhardt, L. O., Bustamante, I. M., Mai, L. F. F., Nunes, N. R., Sandrini, L., Rezende, G. C., Alochio, G. S., and Gomes, R. L. (2018). Estudo de ferramentas de apoio à correção de atividades de programação no contexto do projeto introcomp.
Giordano, D. and Maiorana, F. (2014). Use of cutting edge educational tools for an initial programming course. In 2014 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 556–563. IEEE.
Gutierrez, F. J., Simmonds, J., Hitschfeld, N., Casanova, C., Sotomayor, C., and Peña-Araya, V. (2018). Assessing software development skills among k-6 learners in a project-based workshop with scratch. In Proceedings of the 40th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training, pages 98–107.
Hubwieser, P., Armoni, M., Giannakos, M. N., and Mittermeir, R. T. (2014). Perspectives and visions of computer science education in primary and secondary (k-12) schools. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 14(2):1–9.
Kitchenham and Charters (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
Lamprou, A., Repenning, A., and Escherle, N. A. (2017). The solothurn project: Bringing computer science education to primary schools in switzerland. In Proceedings of the 2017 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 218–223.
Martins, D. J. S. and Oliveira, F. C. S. (2023). Pensamento computacional para crianças por meio do projeto de extensão academia hacktown. Cadernos CEDES, 43(120):33–44.
Martins, W. S. (2011). Jogos de Lógica: divirta-se e prepare-se para a Olimpíada Brasileira de Informática. Vieira.
Ribeiro, L., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., da Cruz, M. E. J. K., and de França, R. S. (2022). Proposta para implantação do ensino de computação na educação básica no brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 278–288. SBC.
Schoeffel, P., Moser, P., Varela, G., Durigon, L., de Albuquerque, G. C., and Niquelatti, M. (2015). Uma experiência no ensino de pensamento computacional para alunos do ensino fundamental. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1474.
Tsvetkova, M. S., KIRYUKHIN, V. M., BORISOV, N. A., and KINDER, M. I. (2022). Methods of tracks for training juniors in olympiad informatics: The isij experience.
Vitorino, M., Silva, H., Sampaio, L., and Gheyi, R. (2018). Perfil dos premiados em olimpíadas de informática e sua influência sobre a educação em computação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 228.
Webb, M., Davis, N., Bell, T., Katz, Y. J., Reynolds, N., Chambers, D. P., and Sysło, M. M. (2017). Computer science in k-12 school curricula of the 2lst century: Why, what and when? Education and Information Technologies, 22:445–468.
Wing, J. (2016). Pensamento computacional–um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9(2).
World Economic Forum, J. (2020). The future of jobs report 2020. Retrieved from Geneva.