Scratch no Desenvolvimento do Pensamento Computacional: um Quasi-Experimento com Alunos 9º ano

  • Claudia Heidemann de Santana UEM
  • Ana Paula Camiletti UEM
  • Déverson Rogério Rand UEM
  • Erinaldo Sanches Nascimento Colégio Estadual Dr Gastão Vidigal
  • Edson OliveiraJr UEM
  • Aline Maria Malachini Miotto Amaral UEM

Resumo


Pensamento Computacional (PC) aplica princípios da Ciência da Computação para resolver problemas de maneira lógica e criativa. Scratch é uma linguagem visual para iniciantes amplamente utilizada na educação em programação. Este artigo apresenta um quasi-experimento investigando o impacto do Scratch no desenvolvimento das habilidades de PC em alunos do 9º ano. Os resultados fornecem evidências preliminares de que não houve diferença estatisticamente significativa entre as abordagens de ensino comparadas.

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Publicado
21/07/2024
SANTANA, Claudia Heidemann de; CAMILETTI, Ana Paula; RAND, Déverson Rogério; NASCIMENTO, Erinaldo Sanches; OLIVEIRAJR, Edson; AMARAL, Aline Maria Malachini Miotto. Scratch no Desenvolvimento do Pensamento Computacional: um Quasi-Experimento com Alunos 9º ano. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 513-524. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2121.