Grafotopia: introdução ao pensamento algorítmico e à depuração nos primeiros anos do Ensino Fundamental

  • Rafael de Mattia UFPEL
  • Igor Basílio Valerão UFPEL
  • Luciana Foss UFPEL
  • Simone André da Costa Cavalheiro UFPEL

Resumo


Com a aprovação das normas sobre o ensino de Computação na Educação Básica, diversos desafios se apresentam, entre os quais a necessidade de suporte instrucional para a promoção dos objetivos de aprendizagem estabelecidos. O presente trabalho propõe uma atividade que objetiva auxiliar a introdução do pensamento algorítmico e da depuração nos primeiros anos do ensino fundamental. Denominada Grafotopia, a proposta foi desenvolvida em um motor de jogos baseado em Gramáticas de Grafos.

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Publicado
21/07/2024
MATTIA, Rafael de; VALERÃO, Igor Basílio; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa. Grafotopia: introdução ao pensamento algorítmico e à depuração nos primeiros anos do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 554-563. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2366.