Jogos Não-Digitais no Ensino de Engenharia de Software: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Matheus S. Rodrigues UEM
  • Eloiza L. L. Tochio UEM
  • Larissa F. S. L. Santini UEM
  • Andre L. Santini UEM
  • Gislaine C. L. Leal UEM
  • Renato Balancieri UEM

Resumo


Nos últimos anos, os jogos têm se mostrado promissores para o ensino, evidenciando sua capacidade de ampliar a motivação e o engajamento dos alunos. Este estudo realizou um mapeamento sistemático sobre o uso de jogos não-digitais no ensino de Engenharia de Software. Foram identificados 14 jogos não-digitais, os quais foram analisados considerando o gênero, objetivo pedagógico, procedimentos de replicação e resultados de avaliações empíricas. O estudo revelou abordagens que potencialmente contribuem para o aprimoramento do processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e efetivo. Destaca-se que os jogos educacionais não-digitais, quando estrategicamente desenvolvidos e integrados ao ambiente educacional, podem ser eficazes para impulsionar o engajamento, motivação e aprendizagem dos alunos.

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Publicado
21/07/2024
RODRIGUES, Matheus S.; TOCHIO, Eloiza L. L.; SANTINI, Larissa F. S. L.; SANTINI, Andre L.; LEAL, Gislaine C. L.; BALANCIERI, Renato. Jogos Não-Digitais no Ensino de Engenharia de Software: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 623-634. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2507.