Caracterização de senhas utilizadas pela comunidade universitária como ponto de partida para o desenvolvimento de capacitação em cibersegurança

  • João Roberto Randel UFRR
  • Jorge Siqueira Serrão UFRR
  • Hugo Lima Romão UFRR
  • Felipe Leite Lobo UFRR
  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain UFRR
  • Eduardo Luzeiro Feitosa UFAM

Resumo


A adoção de senhas fracas ocorre, em parte, porque práticas seguras aumentam o esforço no uso de sistemas. Ao ensinarmos sobre senhas fortes, é útil partir do comportamento que o usuário apresenta e aperfeiçoá-lo, reduzindo assim o seu esforço. Neste estudo, quebramos 242 hashes de senhas de usuários de uma universidade para caracterizá-las e, então, propor objetivos de aprendizagem. Avaliamos a efetividade dos ataques de força bruta (FB) e híbrido (FB e dicionário) em máquinas básica e profissional. A FB foi mais efetiva, quebrando 62,81% das senhas. Elas tinham de 5 a 12 caracteres e não cumpriam requisitos mínimos de segurança. Notamos que usuários precisam aprender a criar senhas longas e com tipos variados de caracteres.

Referências

Aljohani, M., Alruqi, M., Alboqomi, O., and Alqahtani, A. (2020). An experimental study to understand how users choose password. In: The 4th International Conference on

Future Networks and Distributed Systems (ICFNDS) (ICFNDS ’20). New York: ACM. DOI: 10.1145/3440749

Bispo-Jr., E. L., Raabe, A., Matos, E., Maschio, E., Barbosa, E. F., Carvalho, L. G., Bittencourt, R. A., Duran, R. S., and Falcão, T. P. (2019). Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, 28, 509-527. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.509

Bošnjak, L., Sreš, J., and Brumen, B. (2018). Brute-force and dictionary attack on hashed real-world passwords. In: 41st International Convention on Information and Communication Technology, Electronics and Microelectronics (MIPRO) (pp. 1161-1166). DOI: 10.23919/MIPRO.2018.8400211

Bošnjak, L., Sreš, J., and Brumen, B. (2019). Rejecting the death of passwords: Advice for the future. Computer Science and Information Systems, 16(1), 313-332. DOI: 10.2298/CSIS180328016B

Carvalho, E. A., Reis, T. A., and Alves, F. J. (2017). Ensino de noções básicas de segurança da informação nas escolas brasileiras. In: Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017). DOI: 10.5753/cbie.wie.2017.765

Carvalho, H., Ribeiro, J., Batista, D., and Pina, J. (2022). HashifyPass - Uma Ferramenta para Visualização de Hashes de Senhas. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (pp. 79-86). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/sbseg_estendido.2022.226940

Cortegoso, A. L., and Coser, D. S. (2013). Elaboração de programas de ensino: Material autoinstrutivo. EdUFSCar: São Carlos.

Glory, F. Z., Aftab, A. U., Tremblay-Savard, O., and Mohammed, N. (2019). Strong password generation based on user inputs. In: IEEE 10th Annual Information Technology, Electronics and Mobile Communication Conference (IEMCON) (p. 416-423). DOI: 10.1109/IEMCON.2019.8936178

Guilherme, L. P., Ferreira, M. F., Fonseca, G. M., and Lazarin, N. M. (2021). Uma breve noção sobre o comportamento dos internautas em relação à segurança na rede. In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (pp. 1-7). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/ersirj.2021.16972

Hartwig, K., and Reuter, C. (2021). Nudge or restraint: How do people assess nudging in cybersecurity - a representative study in Germany. In: European Symposium on Usable Security 2021 (EuroUSEC ’21) (pp. 141-150). New York: ACM. DOI: 10.1145/3481357.3481514

Ji, S., Yang, S., Hu, X., Han, W., Li, Z., and Beyah, R. (2017). Zero-Sum Password Cracking Game: A Large-Scale Empirical Study on the Crackability, Correlation, and Security of Passwords. IEEE Transactions on Dependable and Secure Computing, 14(5), 550-564. DOI: 10.1109/TDSC.2015.2481884

Kienen, N., Panosso, M. G., Nery, A. G. S., Waku, I., and Carmo, J. S. (2021). Contextualização sobre a Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC): Uma experiência brasileira. Perspectivas em Análise do Comportamento, 12(2), 360–390. Recuperado de [link]

Ruoslahti, H., Coburn, J., Trent, A., and Tikanmäki, I. (2021). Cyber Skills Gaps – A Systematic Review of the Academic Literature. Connections: The Quarterly Journal, 20(2), 33-45. DOI: 10.11610/Connections.20.2.04

Skinner, B. F. (2005). Science and human behavior. Cambridge, MA: The B. F. Skinner Foundation. (Trabalho original publicado em 1953). Recuperado de [link]

Steube, J. HashCat. (2022). Recuperado de [link]

Švábenský, V., Vykopal, J., and Čeleda, P. (2020). What are cybersecurity education papers about? A systematic literature review of SIGCSE and ITiCSE conferences. In: The 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE ’20). DOI: 10.1145/3328778.3366816

Tsai, H. S., Jiang, M., Alhabash, S., LaRose, R., Rifon, N. J., and Cotten, S. R. (2016). Understanding online safety behaviors: A protection motivation theory perspective. Computers & Security, 59, 138-150. DOI: 10.1016/j.cose.2016.02.009

Whitty, M., Doodson, J., Creese, S., and Hodges, D. (2015). Individual Differences in Cyber Security Behaviors: An Examination of Who Is Sharing Passwords. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 18(1), 3-7. DOI: 10.1089/cyber.2014.0179

Zilio, D., and Neves-Filho, H. (2018). O que (não) há de “complexo” no comportamento? Behaviorismo radical, self, insight e linguagem. Psicologia USP, 29(3), 374–384. DOI: 10.1590/0103-656420170027
Publicado
21/07/2024
RANDEL, João Roberto; SERRÃO, Jorge Siqueira; ROMÃO, Hugo Lima; LOBO, Felipe Leite; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; FEITOSA, Eduardo Luzeiro. Caracterização de senhas utilizadas pela comunidade universitária como ponto de partida para o desenvolvimento de capacitação em cibersegurança. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 680-691. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2617.