Um Estudo da Evasão no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília
Resumo
O curso de Licenciatura em Computação (LC) da Universidade de Brasília (UnB), semelhante a outros cursos de Computação no Brasil, é impactado com a evasão. Por isso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte pergunta de pesquisa “Quais fatores acadêmicos e sociais impactam na probabilidade de evadir do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília?”. Os dados utilizados para este estudo corresponde a trajetória acadêmica dos alunos de LC no período de 2012/2 a 2019/2. A metodologia de análise de sobrevivência foi a técnica utilizada, mais especificamente o modelo de regressão Log-Normal. O modelo mostrou-se robusto na análise de resíduos e em apresentar resultados consistentes com a literatura de evasão. Por exemplo, através do modelo é possível entender que os alunos com IRA alto têm maior probabilidade de sobreviver à evasão. Como, cursar disciplinas estratégicas durante o verão, diminui a evasão. Esse e os demais resultados deste artigo evidenciam a necessidade de desenvolvimento de políticas e estratégias educacionais para diminuir a evasão no curso de LC na UnB.Referências
Bland, J. M. and Altman, D. G. (1998). Survival probabilities (the kaplan-meier method). Bmj, 317(7172):1572–1580.
Calixto, C. (2015). Análise das causas de evasão discente no curso de licenciatura em computação: um estudo da ufpb virtual no formato uab. Revista Tecnologias na Educação, 7(12):1–13.
Cox, D. R. and Snell, E. J. (1968). A general definition of residuals. Journal of the Royal Statistical Society: Series B (Methodological), 30(2):248–265.
Duran, R., Bim, S. A., Gimenes, I., Ribeiro, L., and Correia, R. C. M. (2023). Potential factors for retention and intent to drop-out in brazilian computing programs. ACM Transactions on Computing Education, 23(3):1–33.
Duran, R. a. (2024). Evasão nos cursos de graduação em computação no brasil. In ACM Transactions on Computing Education, pages 1–33. SBC.
Fonseca, J. R., Friswell, M. I., Mottershead, J. E., and Lees, A. W. (2005). Uncertainty identification by the maximum likelihood method. Journal of Sound and Vibration, 288(3):587–599.
Fritsch, R., da Rocha, C. S., and Vitelli, R. F. (2015). A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, 52(38):81–108.
Kalbfleisch, J. D. and Prentice, R. L. (2011). The statistical analysis of failure time data. John Wiley & Sons.
Kaplan, E. L. and Meier, P. (1958). Nonparametric estimation from incomplete observations. Journal of the American statistical association, 53(282):457–481.
Lawless, J. F. (2011). Statistical models and methods for lifetime data. John Wiley & Sons.
Prietch, S. S. and Pazeto, T. A. (2010). Estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em informática e considerações para melhorias. WEIBASE, Maceió/AL.
Ribeiro, I. M., Correia, W. F. M., and Campos, F. (2021). Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superior. Acta Scientiarum. Education, 43:e50121–e50121.
Souza, O., Morais, P., and Júnior, F. S. (2015). Um estudo sobre a evasão no curso de licenciatura em informática do ifrn–campus natal–zona norte. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 216–225. SBC.
Vasconcelos, V. and Andrade, E. (2018). Análise da evasão de alunos na licenciatura em computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Calixto, C. (2015). Análise das causas de evasão discente no curso de licenciatura em computação: um estudo da ufpb virtual no formato uab. Revista Tecnologias na Educação, 7(12):1–13.
Cox, D. R. and Snell, E. J. (1968). A general definition of residuals. Journal of the Royal Statistical Society: Series B (Methodological), 30(2):248–265.
Duran, R., Bim, S. A., Gimenes, I., Ribeiro, L., and Correia, R. C. M. (2023). Potential factors for retention and intent to drop-out in brazilian computing programs. ACM Transactions on Computing Education, 23(3):1–33.
Duran, R. a. (2024). Evasão nos cursos de graduação em computação no brasil. In ACM Transactions on Computing Education, pages 1–33. SBC.
Fonseca, J. R., Friswell, M. I., Mottershead, J. E., and Lees, A. W. (2005). Uncertainty identification by the maximum likelihood method. Journal of Sound and Vibration, 288(3):587–599.
Fritsch, R., da Rocha, C. S., and Vitelli, R. F. (2015). A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, 52(38):81–108.
Kalbfleisch, J. D. and Prentice, R. L. (2011). The statistical analysis of failure time data. John Wiley & Sons.
Kaplan, E. L. and Meier, P. (1958). Nonparametric estimation from incomplete observations. Journal of the American statistical association, 53(282):457–481.
Lawless, J. F. (2011). Statistical models and methods for lifetime data. John Wiley & Sons.
Prietch, S. S. and Pazeto, T. A. (2010). Estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em informática e considerações para melhorias. WEIBASE, Maceió/AL.
Ribeiro, I. M., Correia, W. F. M., and Campos, F. (2021). Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superior. Acta Scientiarum. Education, 43:e50121–e50121.
Souza, O., Morais, P., and Júnior, F. S. (2015). Um estudo sobre a evasão no curso de licenciatura em informática do ifrn–campus natal–zona norte. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 216–225. SBC.
Vasconcelos, V. and Andrade, E. (2018). Análise da evasão de alunos na licenciatura em computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
SOUSA, Richard Wallan Paulino de; FACHINI-GOMES, Juliana Betini; HOLANDA, Maristela; LEÃO, Maria Teresa Costa.
Um Estudo da Evasão no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 715-725.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2884.