Dos documentos pedagógicos à sala de aula: perspectivas e práticas docentes sobre acessibilidade digital durante a formação em Computação

  • Renan V. Aranha UFMT
  • Cleon X. Pereira Júnior IFG
  • Filipe J. Portilho IF Goiano
  • Lucas A. Ribeiro IFG
  • Newarney T. Costa IF Goiano
  • Ryan B. S. Correa IFMT
  • Anne M. S. Ferreira IFMT

Resumo


Embora a acessibilidade digital seja um direito legalmente reconhecido, sua plena implementação nos sistemas computacionais ainda não é uma realidade concreta. Nesse contexto, a formação em Computação desempenha um papel crucial, uma vez que os futuros profissionais podem incorporar práticas de acessibilidade como princípios fundamentais de seus sistemas. Para compreender como esse tema tem sido abordado na prática educacional, é necessário analisar não apenas os documentos formais, mas também as práticas e percepções dos docentes. Com o objetivo de contribuir para esse entendimento, o presente estudo apresenta um panorama sobre como a acessibilidade é abordada na formação em Computação em instituições federais localizadas no Centro-Oeste do Brasil.

Referências

Barbosa, S. D. J., Silva, B. S. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação.

Brasil, P. d. R. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] União.

Brasil, P. d. R. (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário Oficial [da] União.

Camelo, L. S. S., Silva, I. M. M. d., Lima, J. P. V. d., Sousa, B. S. d., Santos, S. S. d., and Mota, M. P. (2023). Investigando a acessibilidade nos currículos de cursos de ensino superior em computação no brasil. In Anais do II Workshop em Culturas, Alteridades e Participações em IHC (CAPAIHC 2023), CAPAIHC 2023. Sociedade Brasileira de Computação.

Correa, R. B. d. S., Teixeira, N. G., and Aranha, R. V. (2023a). Uma investigação sobre a acessibilidade digital dos sites dos institutos federais do centro-oeste. In Anais do IX Encontro Anual de Tecnologia da Informação, pages 1–5, Iporá, GO, Brasil. Instituto Federal Goiano.

Correa, R. B. d. S., Teixeira, N. G., Portilho, F. J., Pereira Junior, C. X., and Aranha, R. V. (2023b). A formação em computação e a (falta de) acessibilidade em sistemas computacionais: acaso ou resultado? In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023), WEI 2023. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

Ko, A. J. and Ladner, R. E. (2016). Accesscomputing promotes teaching accessibility. ACM Inroads, 7(4):65–68.

Lago, M. and Santos, M. P. (2011). Inclusão em educação: Desafios da formação docente. In Anais do III Seminário de Educação Brasileira. Plano Nacional de Educação: Questões Desafiadoras e Embates Emblemáticos, page 944 – 958.

Maior, I. d. L. and Meirelles, F. (2010). Celebrando a Diversidade: o direito à inclusão, chapter A Inclusão das Pessoas com Deficiência é uma Obrigação do Estado Brasileiro. Planeta Educação.

Putnam, C., Dahman, M., Rose, E., Cheng, J., and Bradford, G. (2015). Teaching accessibility, learning empathy. In Proceedings of the 17th International ACM SIGACCESS Conference on Computers & Accessibility, pages 333–334.

Santos, A. and Maia, L. (2023). An analysis of theweb accessibility of the sites of the brazilian federal universities based on e-mag. In Anais do XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
21/07/2024
ARANHA, Renan V.; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X.; PORTILHO, Filipe J.; RIBEIRO, Lucas A.; COSTA, Newarney T.; CORREA, Ryan B. S.; FERREIRA, Anne M. S.. Dos documentos pedagógicos à sala de aula: perspectivas e práticas docentes sobre acessibilidade digital durante a formação em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 774-784. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3000.