Avaliação heurística de um ambiente gamificado para ensino de programação

  • Otávio Felipe dos Santos Frezato UTFPR
  • Thiago Adriano Coleti UENP
  • Pedro Henrique Dias Valle UFJF

Resumo


Disciplinas de programação são consideradas muito abstratas e de difícil compreensão. Para amenizar esses problemas, diferentes abordagens têm sido proposta, como a gamificação. Para apoiar o ensino de programação, o ambiente gamificado BeeCrowd tem sido utilizado, uma vez que ele ajuda os estudantes a desenvolver suas habilidades por ser um ambiente atrativo, dinâmico e engajador. Apesar disso, poucos estudos têm explorado a avaliação desses ambientes para verificar sua qualidade e contribuição para o ensino. Assim, este artigo apresenta uma avaliação heurística do BeeCrowd para analisar os principais problemas que podem impactar negativamente os estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado
21/07/2024
FREZATO, Otávio Felipe dos Santos; COLETI, Thiago Adriano; VALLE, Pedro Henrique Dias. Avaliação heurística de um ambiente gamificado para ensino de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 806-817. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3050.