O Jogo Imagem & Ação como Estratégia de Aprendizagem para o Conteúdo de Algoritmos Genéticos
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compartilhar uma experiência na utilização de jogos de tabuleiro como estratégia de aprendizagem para revisão de conceitos relacionados a conhecimentos de biologia dentro do assunto de algoritmos genéticos, ministrado como conteúdo na disciplina de inteligência artificial do curso de engenharia da computação da Universidade Positivo. Um espaço de dinâmica através de um jogo reinventa, constrói e ressignifica saberes já adquiridos no ensino médio, tornando o início do conteúdo mais motivador e desafiador.
Palavras-chave:
Mediação da aprendizagem, estratégia de aprendizagem, jogos educativos, algoritmos genéticos
Referências
Brenelli, R.P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 2005.
Linden, R. Algoritmos genéticos: uma importante ferramenta da inteligência computacional. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
Masetto, M.T.; Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. Disponível em [link] Acesso em 10 jun. 2009.
Teixeira(1), M.R.W.; Aguiar, G.F.; Ferlin, E.P.; Estratégias de mediação na aprendizagem da disciplina de engenharia de software. In: XXXVII COBENGE, 2009, Recife. Anais. Recife, POLI-UPE, 2009.
Teixeira(2), M.R.W.; Menezes, F.H.; Aguiar, G.F.; Ferlin, E.P.; LogProp: um jogo para apoio ao aprendizado da lógica proposicional . In: XX SBIE, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis, UFSC/Univali, 2009.
Linden, R. Algoritmos genéticos: uma importante ferramenta da inteligência computacional. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
Masetto, M.T.; Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. Disponível em [link] Acesso em 10 jun. 2009.
Teixeira(1), M.R.W.; Aguiar, G.F.; Ferlin, E.P.; Estratégias de mediação na aprendizagem da disciplina de engenharia de software. In: XXXVII COBENGE, 2009, Recife. Anais. Recife, POLI-UPE, 2009.
Teixeira(2), M.R.W.; Menezes, F.H.; Aguiar, G.F.; Ferlin, E.P.; LogProp: um jogo para apoio ao aprendizado da lógica proposicional . In: XX SBIE, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis, UFSC/Univali, 2009.
Publicado
20/07/2010
Como Citar
TEIXEIRA, Maristela Regina Weinfurter; AGUIAR, Giancarlo de França; FERLIN, Edson Pedro.
O Jogo Imagem & Ação como Estratégia de Aprendizagem para o Conteúdo de Algoritmos Genéticos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 18. , 2010, Belo Horizonte/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2010
.
p. 843-846.
ISSN 2595-6175.
