CriptoLab: Um game baseado em Computação Desplugada e Criptografia

  • Débora Juliane Guerra Marques da Silva UCB
  • Graziela Ferreira Guarda UCB
  • Ione Ferrarini Goulart IFB

Resumo


O projeto de pesquisa chamado Logicamente foi criado com o objetivo de ensinar conteúdos de computação com enfoque nas diretrizes do pensamento computacional para crianças e adolescentes da educação básica. Dentre as atividades previstas, se idealizou a realização de oficinas lúdicas com o propósito de fixar conteúdos trabalhos durante os encontros. Neste contexto, surgiu o jogo CriptoLab que explora a criptografia em um ambiente de computação desplugada. O presente artigo consiste em relatar as experiências acerca da aplicação do jogo em questão que tem por objetivo a travessia de um labirinto cujo percurso será realizado através de montagem de sequências lógicas baseadas nos comandos do aplicativo do MIT - Scratch.

Referências

UNESCO (2015) “TIC na educação do Brasil”, [link], Novembro.

Pessoa, F. I. R; Araújo, A. S. O.; Andrade W. L.; Guerrero, D. D. S (2017) "T-mind: um Aplicativo Gamificado para Estímulo ao Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional". In Anais do SBIE. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2017.645.

Sociedade Brasileira de Computação (2017) Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. [link], Julho.

Simon S. (1999). The Code Book. Fourth Estate, 1st edition.
Publicado
26/07/2018
DA SILVA, Débora Juliane Guerra Marques; GUARDA, Graziela Ferreira; GOULART, Ione Ferrarini. CriptoLab: Um game baseado em Computação Desplugada e Criptografia. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 36-45. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3483.