CriptoLab: Um game baseado em Computação Desplugada e Criptografia
Resumo
O projeto de pesquisa chamado Logicamente foi criado com o objetivo de ensinar conteúdos de computação com enfoque nas diretrizes do pensamento computacional para crianças e adolescentes da educação básica. Dentre as atividades previstas, se idealizou a realização de oficinas lúdicas com o propósito de fixar conteúdos trabalhos durante os encontros. Neste contexto, surgiu o jogo CriptoLab que explora a criptografia em um ambiente de computação desplugada. O presente artigo consiste em relatar as experiências acerca da aplicação do jogo em questão que tem por objetivo a travessia de um labirinto cujo percurso será realizado através de montagem de sequências lógicas baseadas nos comandos do aplicativo do MIT - Scratch.
Referências
Pessoa, F. I. R; Araújo, A. S. O.; Andrade W. L.; Guerrero, D. D. S (2017) "T-mind: um Aplicativo Gamificado para Estímulo ao Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional". In Anais do SBIE. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2017.645.
Sociedade Brasileira de Computação (2017) Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. [link], Julho.
Simon S. (1999). The Code Book. Fourth Estate, 1st edition.
