SoccerCraft: Relato de Atividade para Ensino Aprendizagem de Habilidades do Pensamento Computacional Aplicada no Sexto Ano do Ensino Fundamental

  • Simão Martin
  • Simone Cavalheiro
  • Renata Reiser
  • Luciana Foss
  • Ana Rita Mazzini
  • André Du Bois
  • Clause Piana

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é uma habilidade fundamental para diversasáreas e envolve várias técnicas para a resolução de problemas, embasadas em conceitos fundamentais da Ciência da Computação. Este artigo apresenta uma proposta de atividade para o sexto ano do ensino fundamental que desenvolve o pensamento algorítmico, uma das habilidades do PC. A metodologia consiste em tarefas lúdicas e divertidas, sem o uso do computador, que simulam um jogo de futebol com personagens similares aos do jogo Minecraft. Esta atividade foi denominada SoccerCraft. Além da metodologia proposta, também são apresentados os resultados e relatos da aplicação da atividade a uma turma de uma escola pública do município de Pelotas.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MARTIN, Simão; CAVALHEIRO, Simone; REISER, Renata; FOSS, Luciana; MAZZINI, Ana Rita; DU BOIS, André; PIANA, Clause. SoccerCraft: Relato de Atividade para Ensino Aprendizagem de Habilidades do Pensamento Computacional Aplicada no Sexto Ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3494.