Programação para Administração de Redes de Computadores - Uma Experiência com Estudantes de Computação

  • Silmar Antonio Buchner de Oliveira IFAM / IFRO
  • Andréa Pereira Mendonça IFAM

Resumo


Neste artigo relatamos uma experiência de criação e execução de um curso de programação para administração de redes de computadores, voltado para estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia na área de Computação. Implementado no formato de sala de aula invertida, o curso focou na resolução de problemas práticos utilizando a linguagem Python. Os resultados evidenciaram progresso dos estudantes na automatização de soluções para monitoramento de equipamentos de redes e ações de usuários, análise de logs, sincronismos de dados e emissão automática de mensagens de alertas. O material de ensino e dinâmica do curso serão integrados em um guideline para auxiliar outros professores de redes de computadores.

Referências

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos – Educação diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BERGMANN, J; SAMS, A. Flip YOUR Classroom – Reach Every Student in Every Class Every Day. Alexandria: ISTE, 2012.

BIGGS, J.; TANG, C. Teaching for Quality Learning at University. 4. ed. Berkshire, England: Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação (2002). Parecer Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno nº 29/2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 ago. 2016.

BRASIL. Parecer CNE/CES No 136/2012. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação.

BRASIL. Ministério da Educação (2006). Decreto n.º 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 set. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica / Ministério da Educação (2016). Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 3a edição. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 fev. 2018.

CHEN H, Discussion on the Teaching Methods of Applied Undergraduate Computer Network Courses. 3rd International Conference on Science and Social Research (ICSSR 2014), 2014, Paris. Proceedings... Paris: Atlantis Press, 2014, p. 127-130.

KUROSE, J. F.; et al. Workshop on computer networking: curriculum designs and educational challenges. ACM SIGCOMM Computer Communications Review, v. 32, n. 5, p. 1–9, Nov. 2002.

WANG, Y; BLUM, T; McCOEY, M. Teaching a networking class for freshmen: course design and lessons learned. In: Proceedings of the 15th Annual Conference on Information technology education, 2014, Atlanta. Proceedings... Atlanta: 2014, p. 9-14.
Publicado
26/07/2018
DE OLIVEIRA, Silmar Antonio Buchner; MENDONÇA, Andréa Pereira. Programação para Administração de Redes de Computadores - Uma Experiência com Estudantes de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 223-232. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3501.