Relato de Experiência da Aplicação da Metodologia Ativa de Ensino com Pesquisa na Disciplina de Sistemas de Informação

  • Felipe M. Sampaio IFRS
  • Jefferson P. de Almeida IFRS

Resumo


Este artigo apresenta um relato da experiência da aplicação da metodologia ativa de Ensino com Pesquisa como instrumento da prática docente, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Os princípios básicos desta metodologia foram utilizados como base para o planejamento da prática docente em uma turma de ensino técnico da área de informática, na disciplina de Sistemas de Informação. Como base para as atividades de sala de aula, dois projetos de pesquisa foram elaborados como elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem segundo a metodologia utilizada. Como reflexões sobre a experiência da aplicação da estratégia de Ensino com Pesquisa, notou-se um aumento na participação os dos alunos, tanto na realização quanto na proposição de atividades. O professor teve seu papel perante os estudantes modificado, atuando agora como um orientador das atividades de pesquisa desenvolvidas em sala de aula. No que tange o processo de acompanhamento das atividades e de avaliação da aprendizagem, ocorreu uma valorização maior ao percurso investigativo percorrido pelo aluno, dado pela organização metodológica das atividades de acordo com as etapas do método científico.

Referências

ANDRADE, L. M.; SILVA, F. Tecnologias da Informação e Comunicação: As Influências das Novas Tecnologias perante a Sociedade. "Anais do 4º Seminário Nacional O Profesor e a Leitura do Jornal", 2008.

BECKER, F.; MARQUES, T. B. I. (Orgs.), "Ser Professor é Ser Pesquisador", Porto Alegre: Mediação, 2007, 136p.

BRANDÃO, J.; NEVES, J. Aplicação da metodologia ativa "Peer Instruction" em um curso técnico em informática. "Anais do IX Workshop de pós-graduação e pesquisa do centro Paula e Souza". 2014.

DEMO, P. "Pesquisa: princípios científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

DEMO, P. "Educar pela Pesquisa". Campinas: Autores Associados, 2011.

LIMA, M. Ensino com Pesquisa: uma revolução silenciosa. São Paulo: M. Lima, 2000.

LIMA, S.; DA SILVA, E.; ALVES, V.; CASTANHO, C.; ESPINDOLA, P.; BACHINSKI, R. Aplicação de uma Metodologia Ativa para o Ensino de Lógica de Programação. "Anais do Encontro Anual de Tecnologia da Informação e STIN - Simpósio de tecnologia da Informação da Região Noroeste do RS". p. 209-212. 2016.

LUCKESI, Cipriano Carlos. "Avaliação da aprendizagem escolar": estudos e proposições. 22.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

POZO, J.; CRESPO, M. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, R. P. ; COSTA, H. A. X. Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. "Anais do INFOCOMP – JOURNAL OF COMPUTER SCIENCE", Lavras/MG – Brasil, v. 5, n. 1, p. 41-50, 2006.
Publicado
26/07/2018
SAMPAIO, Felipe M.; DE ALMEIDA, Jefferson P.. Relato de Experiência da Aplicação da Metodologia Ativa de Ensino com Pesquisa na Disciplina de Sistemas de Informação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 243-252. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3503.