Uma Metodologia para Implementação da Disciplina Informática Básica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

  • Lafayette Batista Melo
  • Paulo Roberto Santos Costa
  • Marcílio de Paiva Onofre Filho
  • Fernando Augusto Ferreira Lordão
  • Leandro Cavalcanti de Almeida

Resumo


Este artigo mostra como foi reconstruída a disciplina de “Informática Básica” para cursos técnicos integrados ao ensino médio, empregando uma metodologia que envolve: 1) busca na Internet com técnicas avançadas; 2) consulta da visão de gestores, professores e discentes através de um questionário; 3) confronto de 1 com 2 para análise e categorização do que está em alta e em baixa na disciplina; 4) investigação de metodologias e tecnologias educacionais e 5) reconstrução do plano de ensino e capacitação de professores multiplicadores. A primeira turma de alunos aceitou bem a nova versão da disciplina e os professores multiplicadores da capacitação estão empregando a maioria das estratégias aprendidas.

Publicado
26/07/2018
MELO, Lafayette Batista; COSTA, Paulo Roberto Santos; ONOFRE FILHO, Marcílio de Paiva; LORDÃO, Fernando Augusto Ferreira; DE ALMEIDA, Leandro Cavalcanti. Uma Metodologia para Implementação da Disciplina Informática Básica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3506.