Relato de Experiência Vivenciada no PIBID sobre a Utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio

  • Anna Raquel da S. Marinho IFRN
  • Pauleany S. de Morais IFRN
  • Givanaldo R. de Souza IFRN
  • Alba S. L. do Nascimento IFRN

Resumo


Este artigo objetiva apresentar a utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e o Scratch como ferramentas de introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho é baseada na pesquisa-ação (LEWIN, 1946). A experiência relatada foi vivenciada nas ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Informática. Ao analisar os resultados alcançados, considera-se que é possível introduzir o conceito de Pensamento Computacional no Ensino Médio, tendo em vista permitir que os alunos sejam atores no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado
26/07/2018
MARINHO, Anna Raquel da S.; DE MORAIS, Pauleany S.; DE SOUZA, Givanaldo R.; DO NASCIMENTO, Alba S. L.. Relato de Experiência Vivenciada no PIBID sobre a Utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 283-292. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3507.