Relato de Experiência Vivenciada no PIBID sobre a Utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio
Resumo
Este artigo objetiva apresentar a utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e o Scratch como ferramentas de introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho é baseada na pesquisa-ação (LEWIN, 1946). A experiência relatada foi vivenciada nas ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Informática. Ao analisar os resultados alcançados, considera-se que é possível introduzir o conceito de Pensamento Computacional no Ensino Médio, tendo em vista permitir que os alunos sejam atores no processo de ensino e aprendizagem.
Referências
Cavalcante, A. F. et al. (2016) “Um Estudo de Caso Sobre Competências do Pensamento Computacional Estimuladas na Programação em Blocos no Code.Org”. In: Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia/MG.
Code Studio. (2017) “About Code Studio”, [link], Novembro.
Gomes, T. C. S; Tedesco, P. C. DE A. R; Melo J. C. B. (2016) “Jogos no Design de Experiências de Aprendizagem de Programação Engajadoras”. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). V Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2016). Uberlândia/MG.
Libâneo, J. C. (2000) “As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores”. In: Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Cortês: São Paulo.
Marinho, A. R. da S. et. al. (2017) “O uso do Scratch na Educação Básica: Um relato de experiência vivenciada no PIBID. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, Recife/PE.
Scratch. (2015) “About Scratch”, [link], Janeiro.
Silva, F. B.; Romani, R., Baranauskas, M. C. C. (2008) “Soo Brasileiro: Aprendizagem E Diversão”. No Xo. Revista Brasileira de Informática na Educação, p.29-41.
Tripp. David. (2005) “Pesquisa-ação: uma introdução metodológica”. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez.
Vieira, A.; Passos, O.; Barreto, R. (2013) “Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada”. In: SBC 2013, pages 670–679.
Vygotsky, L. S. (1987) “Thinking and speech” (N. Minick, Trans.). In R. W. Rieber & A. S. Carton (Eds.), The collected works of L. S. Vygotsky: Vol. 1. Problems of general psychology (pp. 39-285).
Wing, J. M. (2006) “Computional Thinking”. In: Communications of the ACM. March 2006/Vol. 49, No.3.
