Um Relato de Experiência: Ensinando Robótica por Meio de Microcontroladores em uma Escola Profissional de Ensino Médio

  • Mateus Lima Alves UFC
  • José Robertty de Freitas Costa UFC
  • Paulo Miranda e Silva Sousa UFC
  • Paulo Ricardo da Silva Lopes UFC
  • Carla Ilane Moreira Bezerra UFC

Resumo


O entusiasmo pela robótica e automação incentiva vários jovens a participarem de projetos que envolvem a construção de hardware e software. Os microcontroladores são a “espinha dorsal” de projetos de robótica e automação. Tais dispositivos controlam e gerenciam os demais componentes do sistema. Para isso, conhecimentos em eletrônica e programação, tornam-se fundamentais para o jovem desenvolvedor. Nesse contexto, uma ação de extensão foi proposta, como uma iniciativa ao estudo de robótica. A ação visa inserir alunos do ensino médio à área da robótica, por meio de um curso de microcontroladores. O presente artigo tem como objetivo fazer um relato da ação de extensão, apresentando seu planejamento, execução, resultados alcançados e trabalhos futuros.

Referências

Avila, L., Bernardini, F. C., and Moratori, P. (2016). O uso de robótica para aprendizado de programação integrando alunos de educação básica e ensino superior. In XXIV Workshop de Educação em Computação-WEI. Porto Alegre, RS, Brasil.

Barrientos, A. and Barrientos, A. (2007). Fundamentos de robótica. Technical report, e-libro, Corp.

Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L., and Halma, A. (2009). Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, pages 1811–1820.

Coutinho, C. P., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferreira, M. J. R. C., and Vieira, S. R. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Revista Psicologia, Educação e Cultura.

de Jesus, L. and Cristaldo, M. F. (2014). Uma abordagem utilizando lego mindstorms education ev3 para verificar o desempenho acadêmico dos estudantes do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de mato grosso do sul do câmpus aquidauana. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 25, page 1198.

Martins, N. A. (2005). Sistemas microcontrolados. Uma abordagem com o Microcontrolador PIC 16F84. Editora Novatec Ltda, 1a edição.

Miyagi, P. E. and Villani, E. (2008). Mechatronics as a solution for system automation. Journal of Exact Sciences, 5(2).

Nesi, I. C., Nesi Junior, V., et al. (2014). Robótica educacional: uma proposta curricular para o ensino médio.

Neto, R. P. B., Santana, A. M., Rocha, D. P., and Souza, A. (2015). Robôtica na educação: Uma revisão sistemática dos últimos 10 anos. In Brazilian Sympo- sium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 26, page 386.

Ordoñez, E. D. M., Penteado, C. G., and da Silva, A. C. R. (2005). Microcontroladores e FPGAs: aplicações em automação. Novatec Editora.

Ribeiro, L. R. d. C. (2008). Aprendizagem baseada em problemas (pbl): uma experiência no ensino superior.

Santos, F. L., Nascimento, F. M. S., and Bezerra, R. M. (2010). Reduc: A robótica educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnológicos. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, pages 1304–1313.

Teles, V. M. (2004). Extreme programming. São Paulo: Novatec.
Publicado
26/07/2018
ALVES, Mateus Lima; COSTA, José Robertty de Freitas; SOUSA, Paulo Miranda e Silva; LOPES, Paulo Ricardo da Silva; BEZERRA, Carla Ilane Moreira. Um Relato de Experiência: Ensinando Robótica por Meio de Microcontroladores em uma Escola Profissional de Ensino Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 303-312. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3509.