Ensino de bioética em cursos superiores de computação: uma análise crítica

  • Rodrigo Cândido Borges
  • Maria Márcia Bachion

Resumo


Since its inception, bioethics has gone through different phases and one of the best known is clinical bioethics. However, its original scope is much broader and is being resumed, which allows it to approach more diversified areas. In the present article, we try to highlight themes and dimensions of Computer Science that lack bioethical reflections and the reader is invited to the dialogue about the possibility of insertion of Bioethics in the curriculum of the superior courses of computation. Resumo: Desde o seu surgimento, a bioética passou por diferentes fases e uma das mais conhecidas é a bioética clínica. Contudo, seu escopo original é bem mais amplo e está sendo retomado, o que permite sua aproximação comáreas bastante diversificadas. No presente artigo, busca-se evidenciar temas e dimensões da Ciência da Computação que carecem de reflexões bioéticas e convida-se o leitor para o diálogo sobre a possibilidade de inserção da Bioética no currículo dos cursos superiores de computação.

Publicado
26/07/2018
BORGES, Rodrigo Cândido; BACHION, Maria Márcia. Ensino de bioética em cursos superiores de computação: uma análise crítica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3510.