Construção Colaborativa de Signos Específicos da Língua Brasileira de Sinais para Termos da Subárea de Engenharia de Software

  • José Augusto Fabris Faculdade Anhanguera
  • Soraia Silva Prietch UFMT
  • Kefferson Ricardi Faculdade Anhanguera

Resumo


Estudantes surdos estão perdendo o interesse na busca do conhecimento por não ter acesso a livros, vocabulários, dicionários ou glossários com jargões acadêmicos específicos em Libras. Portanto, esse artigo apresenta trabalhos correlatos ressaltando a precariedade de termos referentes a conteúdos de Engenharia de Software em Libras. Os signos construídos, e documentados nas fichas técnicas, foram submetidos à pesquisa de opinião de pessoas surdas usuárias da Libras com ensino superior concluído ou em andamento. Como resultado ficou evidente, pela opinião dos participantes, a importância de construir sinais da Libras para áreas de conhecimento que ainda possuem poucos sinais, como a área de Computação.

Referências

Brasil. Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.

Brasil. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Borges, Lucas C.; Obara, Eduardo N.; Leite, Claudia Z.; Rocha, Fabiano G. (2015). Glossário interativo de Libras para a área de Computação. Computer on the Beach, Florianópolis/SC.

Boscarioli, Clodis; Galante, Guilherme; Oyamada, Marcio Seiji; Zara, Reginaldo A., Villwock, Rosangela. (2015). Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão. XXIII Workshop sobre Educação em Informática, Recife, PE.

Brochado, Sonia Maria D.; Lacerda, Cristina Broglia de F.; Rocha, Luiz Renato M. da. (2016). Projeto de Pesquisa: Software Glossário de Informática com Aplicação de Libras e de Tecnologia de Captura de Movimento 3D. Journal of Research in Special Educational Needs, Volume 16, Number s1, p. 905–908.

Faqueti, Charlles Giovany; Grandi, Gilberto; Fantini, Liliane S.; Lorenzetti, Maria Lúcia. (2005). InfoLIBRAS – O Uso da Web para o Aprendizado da Língua de Sinais com Termos da Informática. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, XXII Workshop de Informática na Escola (WIE), São Leopoldo/RS.

FESAI. Fórum de Estudos dos Surdos na Área da Informática. Disponível em: [link], acesso dia: 10/04/2017.

Kuhn, Talícia do Camo G. (2015). Processo de Criação de Termos Técnicos em Libras para Engenharia de Produção. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa/PR.

Oliveira, Janine S.; Stumpf, Marianne R. (2013). Desenvolvimento de glossário de Sinais Acadêmicos em ambiente virtual de aprendizagem do curso Letras-Libras. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2.

Paula Filho, Wilson de Pádua. (2015). Engenharia de Software: fundamentos, métodos e padrões. 3.ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC.

Pressman, Roger S. (2011). Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional. 7.ed. – Porto Alegre: AMGH.

Sommerville, Ian. Software Engineering. São Paulo: Pearson Addison Weslwy, 2003.

Souza, Celso Luiz de; Lima, Vera Lucia de S. e; Pádua, Flávio Luís Cardeal. Abordagem Interdisciplinar para a Criação e Preservação de Novos Sinais para Dicionários Terminológicos em Libras. Acta Semiótica et Lingvistica, Universidade Federal da Paraíba, v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: [link], acesso dia: 06/04/2017.

Wazlawick, Raul Sidnei. Engenharia de Software: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Publicado
26/07/2018
FABRIS, José Augusto; PRIETCH, Soraia Silva; RICARDI, Kefferson. Construção Colaborativa de Signos Específicos da Língua Brasileira de Sinais para Termos da Subárea de Engenharia de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 492-501. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3528.