Kahoot!: um relato de experiência no contexto acadêmico
Resumo
A utilização de mídias digitais no contexto educacional apresenta uma abordagem diferenciada e interativa, podendo auxiliar nos processos de avaliação e aprendizagem discente. Este estudo descreve uma experiência que se deu em meio acadêmico e teve como amostragem alunos brasileiros de Ciência da Computação. Seu objetivo foi validar o uso da ferramenta Kahoot! enquanto tecnologia educacional. Na ocasião, foram utilizadas questões sobre raciocínio lógico e computacional, a nível de graduação. Como resultados, os alunos perceberam que a ferramenta é interessante e estimula a aprendizagem de forma diferente e divertida.
Referências
Bates, T. (2016). Educar na era digital: desing, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional.
Chaiyo, Y. and Nokham, R. (2017). The effect of Kahoot, Quizizz and Google Forms on the student’s perception in the classrooms response system. In Digital Arts, Media and Technology (ICDAMT), International Conference on, pages 178–182. IEEE.
Correia, M. D. L. and Santos, R. (2017). Game-based learning: The use of Kahoot in teacher education. 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), pages 1–4.
Mauricio, R. d. A., Veado, L., Moreira, R. T., Figueiredo, E., and Costa, H. (2017). A Systematic Mapping Study on Game-related Methods for Software Engineering Education. Information and Software Technology.
Petri, G., Battistella, P. E., Von Wangenheim, C. G., Cassettari, F. T., and Hauck, J. C. R. (2016). Um Quiz Game para a Revisão de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. In Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), pages 320–329, Uberlândia, Brasil.
Pintor Holguín, E., Gargantilla Madera, P., Herreros Ruiz Valdepeñas, B., López del Hierro Casado, M., et al. (2014). Kahoot en docencia: una alternativa practica a los clickers.
Tajra, S. F. (2011). Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica.
Tobias, S., Fletcher, J. D., and Wind, A. P. (2014). Game-based learning. In Handbook of research on educational communications and technology, pages 485–503. Springer.
Wang, A. I. (2015). The wear out effect of a game-based student response system. pages 217–227. Computers & Education.
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.
