Programação para todos: Análise Comparativa de Ferramentas Utilizadas no Ensino de Programação

  • Silvino M. da Silva Junior IFPI
  • Sônia V. Alves França UFRPE

Resumo


A expansão do ensino de programação de computadores para diferentes públicos e áreas é uma realidade eminente, ao mesmo tempo que os assuntos relacionados a essa disciplina são considerados campeões em apresentar dificuldades de aprendizagem por parte dos estudantes. Este artigo tem por objetivo analisar e fazer um comparativo com algumas ferramentas que foram propostas em trabalhos anteriores e que são utilizadas no ensino dessa disciplina, buscando observar se essas ferramentas atendem a essa nova realidade do ensino inicial de programação para crianças e jovens. Observou-se que embora alguns dos projetos encontrados na literatura sejam extremamente exitosos, ainda se pode notar algumas deficiências.

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Publicado
02/07/2017
DA SILVA JUNIOR, Silvino M.; FRANÇA, Sônia V. Alves. Programação para todos: Análise Comparativa de Ferramentas Utilizadas no Ensino de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2199-2208. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3535.