ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação
Resumo
O ensino não-formal de programação ao público em geral, sob forma de projetos e atividades extra-curriculares, tem sido alvo de várias iniciativas. Nessas práticas, marcadas por interesses, atividades e embasamentos heterogêneos, o acompanhamento do aprendizado é um desafio. Neste trabalho, apresenta-se ProgressCode, uma ferramenta criada com o intuito de facilitar o registro e apresentação de observações feitas por tutores durante atividades de ensino não-formal de programação. A ferramenta compreende um aplicativo móvel para coleta de dados e um sistema web que permite visualizar informações sobre o progresso de cada participante. Testou-se ProgressCode durante oficinas de programação, nas quais a ferramenta mostrou cumprir seus objetivos.
Referências
Conquer Apathy (2016). Strides: Track all your goals e habits in one place. [link].
de Aquino, C. L. C., de Souza, G. Q., da Silva, J. C. T., e da Conceição Almeida Pfister, M. (2006). TestWeb - A Implementação de Uma Ferramenta de Avaliação à Distância. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação.
de Brito, L. M., Júnior, J. R. G., Gomes, S. G. S., e Mota, J. B. (2013). Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distÂncia. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação.
Eshach, H. (2007). Bridging in school and out-of-school learning: formal, non-formal, and informal education. Journal of Science Education and Technology, 16(2):171–190.
Habit List (2017). Habit list: Build a better you. [link].
Moreira, M. P. e Favero, E. L. (2009). Um Ambiente para Ensino de Programação com Feedback Automático de Exercícios. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação.
ProgressCode (2016). Progresscode repositório git. [link].