Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica

  • Ariane N. Rodrigues UPE
  • Renato H. de Oliveira Lopes UPE

Resumo


Iniciativas que fomentam o ensino de fundamentos da Ciência da Computação podem ser viabilizadas com atividades do método desplugado cuja filosofia é promover a aprendizagem lúdica sem uso de aparatos tecnológicos. Este artigo descreve a adaptação da atividade “Contando os Pontos”, além da apresentação e integração com uma nova atividade, a “Ligando o Circuito”. Como atividades combinadas, conteúdos como o sistema binário e a lógica booleana, sua representação e a relação com o funcionamento interno do computador podem ser promovidos. Os resultados de aplicação na educação básica, diante os objetivos de aprendizagem das atividades, também são apresentados.

Referências

Airasian, P. W. e Miranda, H. (2002) “The Role of Assessment in the Revised Taxonomy”.

Bell, T. e Whitten, I. e Fellows, M. (2007) “Computer Science Unplugged”. Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. Disponível em: [link].

Brookshear, J. G. (2013) Ciência da Computação Uma visão Abrangente. 11° edição, Editora Bookman.

Costa, T. e Batista, T. e Maia, M. e Almeida, L. e Farias, A. (2012) “Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade Federal da Paraíba”. In: XX Workshop de Educação em Computação (WEI’2012). Curitiba, PR, Brasil. 2235

Ferraz, A. P. do C. M. e Belhot, R. V. (2010) “Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais”. Gest. Prod., São Carlos, v. 17.

França, R. S. de, Amaral, H. J. C. do. (2013) “Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático”. In: XXI Workshop sobre Educação em Computação.

Gonçalves, D. A. S. e Silva, G. M. da e Luz, R. S. da e Silva, E. P. (2013) “Relato de experiência de alunos do curso de Licenciatura em Computação do IFMG-campus Ouro Branco na utilização de objetos de aprendizagem desplugados e do Scratch como instrumentos no ensino de programação”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Krathwohl, D. R. (2002) “A revision of Bloom's taxonomy: An overview. Theory into practice” v. 41, n. 4, p. 212-218.

Nunes, D. J. (2011) “Ciência da computação na educação básica” In: Jornal da Ciência, v. 9.

Scaico, P. D. e Henrique, M. S. e Cunha, F. O. M. e Alencar, Y. M. de (2012) “Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças”. RENOTE, v. 10, n. 3.

Sousa, R. V. e Barreto, L. P. e Andrade, A. e Abdalla, D. (2011) “Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!!” Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 1, n. 1.

Vieira, A. Passos, O. Barreto, R. (2013) Um Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada.

Wing, J. M. (2006) “Computational thinking”. Communications of the ACM, v. 49.
Publicado
02/07/2017
RODRIGUES, Ariane N.; LOPES, Renato H. de Oliveira. Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2227-2236. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3538.