Grau de Dificuldade de Problemas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Rodrigo Elias Francisco
  • Cleon X. Pereira Júnior
  • Ana Paula Ambrósio

Resumo


Ciência da Computação 1 (CS1) apresenta números alarmantes com relaçãoá taxa de reprovação, sendo considerada uma das disciplinas que mais reprovam na fase inicial de formação em Computação. Resolver problemas com implementações é fundamental para a aprendizagem de programação introdutória, e quase sempre significa resolver um grande número de problemas. Isso aumenta a carga de trabalho do professor, pois ele precisa criar listas de problemas e corrigi-los. Devido a várias restrições, as listas são genéricas, não levando em conta as necessidades específicas do aluno. Visando a geração automática de listas de exercícios personalizadas, um banco de dados de problemas classificados precisa ser criado. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura focada em estratégias para definir o grau de dificuldade de problemas de programação introdutória. A revisão teve como objetivo responderá seguinte pergunta: Qual é a estratégia mais adequada para medir a dificuldade dos problemas da CS1? Ao final, foi possível verificar que os pesquisadores, ao trabalharem sobre esse tema, enfatizaram os conceitos envolvidos, aspectos relacionadosá solução de problemas e análise de erros.

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
FRANCISCO, Rodrigo Elias; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X.; AMBRÓSIO, Ana Paula. Grau de Dificuldade de Problemas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3542.