Motivação de Estudantes Non-Majors em uma Disciplina de Programação

  • Bianca L. Santana UEFS
  • José Solenir L. Figuerêdo UEFS
  • Roberto A. Bittencourt UEFS

Resumo


A motivação tem um papel importante no processo de aprendizagem dos estudantes, podendo ajudá-los a enfrentar dificuldades. Neste estudo, investigamos como uma abordagem de ensino de programação para non-majors, que faz uso do ambiente Scratch, da linguagem de programação Python com a biblioteca Turtle e com o ambiente de desenvolvimento JES, influencia na motivação dos estudantes. Verificamos que o Scratch contribuiu para a motivação dos estudantes, enquanto que o JES não mostrou o mesmo desempenho. Além disso, destacamos, a partir de um modelo de motivação, um conjunto de variáveis que podem despertar, manter ou diminuir a motivação.

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Publicado
02/07/2017
SANTANA, Bianca L.; FIGUERÊDO, José Solenir L.; BITTENCOURT, Roberto A.. Motivação de Estudantes Non-Majors em uma Disciplina de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2287-2296. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3545.