Apoio ao ensino de análise e projeto de software usando a plataforma Arduino

  • Bruno Lima UTFPR
  • Guilherme Mattiello UTFPR
  • Luis Galonetti UTFPR
  • Murylo Lopes UTFPR
  • Rhuan Costa UTFPR
  • Andre R. Ortoncelli UTFPR
  • Paulo Nardi UTFPR
  • Andre T. Endo UTFPR

Resumo


O ensino de análise e projeto de software pode usufruir de sistemas mais específicos para cursos de engenharia, pois algumas dessas áreas focam em sistemas embarcados e componentes de hardware associados. Neste contexto, este artigo apresenta o desenvolvimento de um recurso educacional aberto para apoiar o ensino de análise e projeto de software usando a plataforma Arduino. O recurso é composto por projetos desenvolvidos para a plataforma Arduino, com esquemáticos de circuitos eletrônicos e diagramas UML auxiliando a compreensão dos requisitos e montagem do projeto. Tal recurso foi avaliado com alunos do curso de Engenharia da Computação, que reproduziram os projetos e deram feedback sobre os artefatos gerados visando alcançar os objetivos propostos. Por meio de um questionário, foi observado que os alunos ficaram satisfeitos com o processo e com os artefatos disponibilizados para o entendimento e execução dos projetos.

Referências

Arduino (2017). The arduino platform. Online em: [link].

Avila, L.; Bernardini, F. C. M. P. (2016). O uso de robótica para aprendizado de programação integrando alunos de educação básica e ensino superior. In Workshop sobre Educação em Computação, pages 2277–2283.

Brock, J. D., Bruce, R. F., and Reiser, S. L. (2009). Using arduino for introductory programming courses. Journal of Computing Sciences in Colleges, 25(2):129–130.

Cavalcante, M. M., Silva, J. L. d. S., Viana, E. C., and Dantas, J. R. (2014). A plataforma arduino para fins didáticos: estudo de caso com recolhimento de dados a partir do plx-daq. In Workshop sobre Educação em Computação.

Damian, D., Hadwin, A., and Al-Ani, B. (2006). Instructional design and assessment strategies for teaching global software development: a framework. In International conference on Software engineering, pages 685–690. ACM.

de Souza, A. R., Paixão, A. C., Uzêda, D. D., Dias, M. A., Duarte, S., and de Amorim, H. S. (2011). A placa arduino: uma opçao de baixo custo para experiências de fısica assistidas pelo pc. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, 33(1).

Duschl, K., Obermeier, M., and Vogel-Heuser, B. (2014). An experimental study on uml modeling errors and their causes in the education of model driven plc programming. In IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 119–128.

Freitas, O. (2009). Equipamentos e materiais didáticos. Universidade de Brasília.

Grover, R., Krishnan, S., Shoup, T., and Khanbaghi, M. (2014). A competition-based approach for undergraduate mechatronics education using the arduino platform. In 4th Interdisciplinary Engineering Design Education Conference (IEDEC), pages 78–83.

Larman, C. (2012). Applying UML and Patterns: An Introduction to Object Oriented Analysis and Design and Interative Development. Pearson Education India.

Mattos, G. d. O., da Silva, D. R. D., and Moreira, J. A. (2015). A utilização de kits de robótica como ferramenta para o ensino de programação à meninas do ensino médio. In Workshop sobre Educação em Computação, pages 2277–2283.

Melo, R. M., Filho, I. J. M., Feliciano, F. D. O., Carvalho, R. S., Brito, J. A., and Gomes, A. S. (2014). Using arduino as pedagogical strategy in learning logic programming. In Iberian Conference on Information Systems and Technologies, pages 1–5. IEEE.

Pinto, M. d. C., Elia, M., and Sampaio, F. (2012). Formação de professores em robótica educacional com hardware livre arduino no contexto um computador por aluno. In Workshop de Informática na Escola, volume 1.

Souza, M. M., Resende, R. F., Prado, L. S., Fonseca, E. F., Carvalho, F. A., and Rodrigues, A. D. (2010). Sparse: Um ambiente de ensino e aprendizado de engenharia de software baseado em jogos e simulação. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Yamaguti, M. H.; de Oliveira, F. M. (2016). Ages – um espaço interdisciplinar, baseado em projetos, para aprendizagem de engenharia de software. In Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – Curso de Qualidade,, pages 329–332.
Publicado
02/07/2017
LIMA, Bruno; MATTIELLO, Guilherme; GALONETTI, Luis; LOPES, Murylo; COSTA, Rhuan; ORTONCELLI, Andre R.; NARDI, Paulo; ENDO, Andre T.. Apoio ao ensino de análise e projeto de software usando a plataforma Arduino. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2307-2316. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3547.