5 Minutos de Programação em Exibições

  • Christiane Gresse von Wangenheim UFSC
  • Aldo von Wangenheim UFSC
  • Fernando S. Pacheco IFSC
  • M. Nathalie F. Ferreira UFSC
  • Jean C. R. Hauck UFSC

Resumo


Para popularizar a computação de maneira lúdica em feiras científicas, criamos um estande para desmistificar a computação física e, ao mesmo tempo, motivar e estimular o interesse pela computação. Foram projetados dois robôs programáveis interativos, em forma de minion (um deles com mais de um metro de altura). Com ambos, pode-se mostrar como é fácil e interessante criar programas em poucos minutos utilizando uma linguagem visual como Scratch 2 ou Snap!. O hardware consiste em uma placa microcontrolada Arduino Nano e um conjunto de sensores e atuadores. A experiência na SEPEX 2015, com mais de 4 mil visitantes, mostra que a oferta de tais estandes ao público em geral pode ser uma alternativa envolvente para popularizar a computação com um custo baixo.

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Publicado
02/07/2017
VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; VON WANGENHEIM, Aldo; PACHECO, Fernando S.; FERREIRA, M. Nathalie F.; HAUCK, Jean C. R.. 5 Minutos de Programação em Exibições. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2317-2326. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3548.