Workshop de GNU/Linux: incentivando o uso de softwares livres nos cursos de informática
Resumo
Com o avanço da informática na sociedade, e consequentemente no sistema educacional, e a dificuldade de acesso às novas tecnologias, o uso de softwares livres mostra-se uma solução promissora. Software Livre e de Código Aberto (FOSS, do inglês Free Open Source Software) é, atualmente, uma base imprescindível em qualquer instituição. Graças aos conceitos que norteiam o movimento de software livre, é possível democratizar o acesso à essas tecnologias. Este trabalho tem como objetivos: apresentar uma forma de elaborar e conduzir oficinas sobre SLs para alunos recém-chegados em cursos de informatica; e promover o uso do Sistema Operacional GNU/Linux como uma porta de entrada para outros softwares livres, e uma alternativa ao uso de softwares proprietários. Ao final, foi realizado uma avaliação qualitativa baseada na observação direta e nos dados colhidos por meio de questionários.
Referências
Canonical (2016). Tendering with ubuntu. Disponível em: [link], Acesso em: 25 de maio 2016.
Gaudencio et al. (2014). Prog1box: Um ambiente linux sem distratores para o aprendizado de programação. In XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBIE.
Georg, C. F. (2016). O que é o software livre? Disponível em: [link], Acesso em: 25 de maio 2016.
Offerman, A. (2015). European parliament wants EU institutions to switch to open source. Disponível em: [link], Acesso em: 25 de maio 2016.
Olguín et al. (2009). Uso de software livre na preservação das manifestações culturais de adolescentes que habitam as periferias e bolsões de miséria em cascavel-pr. In Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. CBIE.
Ramos, T., Batista, L. V., Neto, J. A. M., Santos, A., Machado, K., and Branco, P. (2015). Ensino de programação para olimpíada brasileira de informática. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 21, page 122.
Schestowitz, R. (2016). The european parliament warmed up to free/open source software and the media missed the story. Disponível em: [link], Acesso em: 25 de maio 2016.
Silveira et al. (2015). Informática aplicada à educação nas escolas públicas: Estudos e perspectivas de parcerias com o instituto federal de goiás, campus inhumas. In XXI Workshop de Informática na Escola. CBIE-LACLO.