Um Relato de Experiência sobre Tutoria Individual e Inclusiva no Ensino de Computação na UESB

  • Cauê Rodrigues de Aguiar UESB
  • João Henrique Silva Pinto UESB
  • Ivaneide Almeida Braga UESB
  • Maísa Soares Dos Santos Lopes UESB

Resumo


Este artigo relata a experiência da tutoria inclusiva para estudantes com deficiência e neurodivergentes no curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O estudo descreve estratégias baseadas no Universal Design for Learning (UDL), como adaptações de materiais e diálogos reflexivos. A experiência destacou desafios como a abstração de conteúdos e a necessidade de flexibilização pedagógica, além de reforçar a tutoria como espaço de acolhimento e mediação entre estudantes e docentes. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para garantir a inclusão em cursos de graduação, mas demandam suporte institucional contínuo.

Referências

Alkhabaz, R., Li, Z., Yang, S., & Alawini, A. (2023). Student’s learning challenges with relational, document, and graph query languages. Proceedings of the 2nd International Workshop on Data Systems Education: Bridging education practice with education research, 30–36. DOI: 10.1145/3596673.3596976

Badali, S., & Greve, M. (2024). Can successive relearning enhance performance on application-based exam questions? Journal of Applied Research in Memory and Cognition, 13(3), 407–418. DOI: 10.1037/mac0000137

Blando, A. (2015). Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas: Um estudo fundamentado na epistemologia genética. [link]

Bowman-Perrott, L., Davis, H., Vannest, K., Williams, L., Greenwood, C., & Parker, R. (2013). Academic Benefits of Peer Tutoring: A Meta-Analytic Review of Single-Case Research. School Psychology Review, 42(1), 39–55. DOI: 10.1080/02796015.2013.12087490

Bueno, J. G. S. (2006). Inclusão/exclusão escolar e desigualdades sociais: Projeto de pesquisa (p. 16). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. [link]

Fulk, B. M., & King, K. (2001). Classwide Peer Tutoring at Work. TEACHING Exceptional Children, 34(2), 49-53. DOI: 10.1177/004005990103400207

Gairín Sallán, J., & Muñoz Moreno, J. L. (2013). La acción tutorial en los estudiantes universitarios con discapacidad. Educación, 22(43), 71–90. [link]

Greenwood, C. R., Arreaga-Mayer, C., Utley, C. A., Gavin, K. M., & Terry, B. J. (2001). ClassWide Peer Tutoring Learning Management System: Applications with Elementary-Level English Language Learners. Remedial and Special Education, 22(1), 34-47. DOI: 10.1177/074193250102200105

Hämäläinen, V., & Isomöttönen, V. (2019). What did cs students recognize as study difficulties? 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 1–9. DOI: 10.1109/FIE43999.2019.9028714

Joaquina De Borba, N., Adriana Santin Ferreira, V., Palhares Dos Santos, T., & Carvalho, S. (2024). Inclusive education: Strategies and impact on contemporary society. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, 5(03), 182–191. DOI: 10.51249/gei.v5i03.2073

Ladner, R. E., Blaser, B., Stefik, A., Ko, A. J., & Kushalnagar, R. (2024). Disability and accessibility in computer science education. Proceedings of the 55th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 2, 1915–1915. DOI: 10.1145/3626253.3635364

Lock, R. H., & Layton, C. A. (2008). The Impact of Tutoring Attendance on the GPAs of Postsecondary Students with Learning Disabilities. Learning Disabilities: A Multidisciplinary Journal, 15(2), 55–60. [link]

Mayer, R. E. (2014). Cognitive theory of multimedia learning. Em R. E. Mayer (Org.), The Cambridge Handbook of Multimedia Learning (2º ed, p. 43–71). Cambridge University Press. DOI: 10.1017/CBO9781139547369.005

Meyer, A., Rose, D. H., & Gordon, D. (2014). Universal design for learning: Theory and practice. CAST Professional Publishing, an imprint of CAST, Inc.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. (2008). Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Ministério da Educação. [link]

Mortweet, S. L., Utley, C. A., Walker, D., Dawson, H. L., Delquadri, J. C., Reddy, S. S., Greenwood, C. R., Hamilton, S., & Ledford, D. (1999). Classwide Peer Tutoring: Teaching Students with Mild Mental Retardation in Inclusive Classrooms. Exceptional Children, 65(4), 524-536. DOI: 10.1177/001440299906500407

Mtaho, A., & Mselle, L. (2024). Difficulties in learning the data structures and algorithms course: Literature review. The Journal of Informatics, 4(1). DOI: 10.59645/tji.v4i1.136

Narla da Silva, D. (2021). O direito à inclusão educacional de alunos deficientes como política pública: Estudo em uma escola municipal em Minas Gerais [masterThesis, São Paulo, Brasil: FLACSO Sede Brasil]. [link]

OECD. (2023). Pisa 2022 results (Volume i): The state of learning and equity in education. OECD. DOI: 10.1787/53f23881-en

Pacheco, K. M. D. B., & Alves, V. L. R. (2007). A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: Uma mudança de paradigma. Acta Fisiátrica, 14(4), 242–248. DOI: 10.11606/issn.2317-0190.v14i4a102875

Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda | Agência de Notícias. (2023). Agência de Notícias - IBGE. [link]

Salgarayeva, G., & Makhanova, A. (2024). Making computer science accessible through universal design for learning in inclusive education. International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), 14(5), 109–122. DOI: 10.3991/ijep.v14i5.48811

Schön, D. A. (1983). The reflective practitioner: How professionals think in action. Basic Books.

UNESCO. (1994). The Salamanca Statement and Framework for Action on Special Needs Education. [link]

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (2024). Concorrência do Vestibular UESB 2025. UESB. [link]
Publicado
20/07/2025
AGUIAR, Cauê Rodrigues de; PINTO, João Henrique Silva; BRAGA, Ivaneide Almeida; LOPES, Maísa Soares Dos Santos. Um Relato de Experiência sobre Tutoria Individual e Inclusiva no Ensino de Computação na UESB. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 75-86. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7125.