Uma Revisão da Literatura sobre Tecnologias Assistivas para apoiar estudantes com TEA no Ensino Superior

  • Emanuel Dantas Filho IFPE
  • Danyllo Albuquerque IFPB
  • Ademar Sousa Neto Escola Estadual Rui Barbosa
  • Allan Victor Fonseca IFPB
  • Ismael Marinho Rocha IFPB

Resumo


Este artigo investiga o uso de tecnologias assistivas (TA) para apoiar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) por meio da abordagem Snowballing, que consiste na seleção inicial de artigos e na análise de suas citações. A revisão identificou as principais TAs disponíveis e avaliou sua aplicabilidade no contexto educacional. Os resultados evidenciam que essas tecnologias são essenciais para promover a inclusão e o sucesso acadêmico de estudantes com TEA, auxiliando na comunicação, interação social, organização e aprendizado. No entanto, a pesquisa aponta a necessidade de estudos adicionais para avaliar a eficácia e o impacto dessas tecnologias, bem como garantir sua acessibilidade e aceitação pelos usuários.

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Publicado
20/07/2025
DANTAS FILHO, Emanuel; ALBUQUERQUE, Danyllo; SOUSA NETO, Ademar; FONSECA, Allan Victor; ROCHA, Ismael Marinho. Uma Revisão da Literatura sobre Tecnologias Assistivas para apoiar estudantes com TEA no Ensino Superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 113-124. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7177.