Explorando Tipos de Dados na Educação Básica com o Minecraft Educacional
Resumo
Este artigo investiga o uso do Minecraft Educacional como ferramenta didática para desenvolver uma habilidade do Complemento à Base Nacional Comum Curricular em Computação, especificamente abordando o conceito de tipos de dados (EF06CO01). Com a rápida evolução tecnológica e a integração de recursos digitais no ensino, ferramentas como o Minecraft Educacional têm demonstrado potencial para facilitar o aprendizado de maneira interativa e colaborativa. A atividade proposta é composta por três tarefas que exploram tipos de dados de forma interdisciplinar. Um estudo de caso foi realizado com 20 alunos do 6º ano de uma escola pública, avaliando a eficácia da ferramenta e o impacto na motivação dos alunos, com resultados positivos em relação aos objetivos de aprendizagem.Referências
Bao, W. (2020). Covid-19 and online teaching in higher education: A case study of peking university. Human behavior and emerging technologies, 2(2):113–115.
Beck, Z., Alpert, B., Bowman, A., Watson, W. R., and Tepole, A. B. (2024). Elasticity solver in minecraft for learning mechanics of materials by gaming. Biomedical Engineering Education, 4(1):129–135.
Bile, A. (2022). Development of intellectual and scientific abilities through game-programming in minecraft. Education and Information Technologies, 27(5):7241–7256.
BRAZIL (2022). Computação: complemento à BNCC. Disponível em [link]. Acessado: 21 out 2024.
Dhawan, S. (2020). Online learning: A panacea in the time of covid-19 crisis. Journal of Educational Technology Systems, 49(1):5–22.
dos Santos, A. M. V. G., da Cunha Batista, M., de Almeida, S. N. M., Oliveira, I. D. S., and de Lima, J. F. (2024). Educação e empoderamento: O papel das tecnologias acessíveis. Revista Amor Mundi, 5(7):129–143.
dos Santos, R. M. and Vasconcelos, R. O. (2024). A atuação dos sistemas de transportes inteligentes no transporte público via ônibus impulsionado pelo 5g: uma revisão sistemática. P2P E INOVAÇÃO, 10(2).
Han, J., Liu, G., and Gao, Y. (2023). Learners in the metaverse: A systematic review on the use of roblox in learning. Education Sciences, 13(3):296.
Jiménez Sierra, Á. A., Ortega Iglesias, J. M., Cabero-Almenara, J., and Palacios-Rodríguez, A. (2023). Development of the teacher’s technological pedagogical content knowledge (tpack) from the lesson study: A systematic review. In Frontiers in education, volume 8, page 1078913. Frontiers Media SA.
Karagianni, E. and Drigas, A. (2023). New technologies for inclusive learning for students with special educational needs. International Journal of Online & Biomedical Engineering, 19(5).
Kocdar, S. and Bozkurt, A. (2023). Supporting learners with special needs in open, distance, and digital education. In Handbook of open, distance and digital education, pages 881–895. Springer.
Kutay, E. and Oner, D. (2022). Coding with minecraft: The development of middle school students’ computational thinking. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 22(2):1–19.
Lachner, A., Backfisch, I., and Franke, U. (2024). Towards an integrated perspective of teachers’ technology integration: A preliminary model and future research directions. Frontline Learning Research, 12(1):1–15.
Ludermir, T. B. (2021). Inteligência artificial e aprendizado de máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, 35:85–94.
Madureira, J. S. and Schneider, H. N. (2024). Desenvolvendo o pensamento computacional por meio da estratégia de autoria de jogos associada ao ambiente de programação scratch. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, 14(16):78–89.
Malik, S. (2024). Data-driven decision-making: Leveraging the iot for real-time sustainability in organizational behavior. Sustainability, 16(15):6302.
Meepung, T. (2024). Pblgm model through visual programming language (vpl) for digital competencies and problem-solving skills. International Education Studies, 17(5):68–87.
Mohindru, G., Mondal, K., and Banka, H. (2020). Internet of things and data analytics: A current review. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 10(3):e1341.
Moreira, M. S., Silva, D. d. T. D., and Pimenta, T. C. (2023). The influence of artificial intelligence in society. In 2023 International Conference on Microelectronics (ICM), pages 214–217.
Pomeranz, A. H. (2024). Use of Minecraft Education to Teach 5th Grade Common Core Mathematics Standards Relating to Measurement of Geometric Volume. PhD thesis, University of Southern Maine.
Souza, L. B. P., Joerke, G. A. O., MACEDO, Y. M., VALE, R. F., Oliveira, A. d. P. J., SANTO, M. S. D. S., Gomes, C. A., Gomes, S. C. V., Alberti, R., and DA PAZ, J. F. (2023). Inteligência artificial na educação: rumo a uma aprendizagem personalizada. Journal Of Humanities And Social Science, 28(5):19–25.
Sun, D., Looi, C.-K., Li, Y., Zhu, C., Zhu, C., and Cheng, M. (2024). Block-based versus text-based programming: a comparison of learners’ programming behaviors, computational thinking skills and attitudes toward programming. Educational technology research and development, 72(2):1067–1089.
Beck, Z., Alpert, B., Bowman, A., Watson, W. R., and Tepole, A. B. (2024). Elasticity solver in minecraft for learning mechanics of materials by gaming. Biomedical Engineering Education, 4(1):129–135.
Bile, A. (2022). Development of intellectual and scientific abilities through game-programming in minecraft. Education and Information Technologies, 27(5):7241–7256.
BRAZIL (2022). Computação: complemento à BNCC. Disponível em [link]. Acessado: 21 out 2024.
Dhawan, S. (2020). Online learning: A panacea in the time of covid-19 crisis. Journal of Educational Technology Systems, 49(1):5–22.
dos Santos, A. M. V. G., da Cunha Batista, M., de Almeida, S. N. M., Oliveira, I. D. S., and de Lima, J. F. (2024). Educação e empoderamento: O papel das tecnologias acessíveis. Revista Amor Mundi, 5(7):129–143.
dos Santos, R. M. and Vasconcelos, R. O. (2024). A atuação dos sistemas de transportes inteligentes no transporte público via ônibus impulsionado pelo 5g: uma revisão sistemática. P2P E INOVAÇÃO, 10(2).
Han, J., Liu, G., and Gao, Y. (2023). Learners in the metaverse: A systematic review on the use of roblox in learning. Education Sciences, 13(3):296.
Jiménez Sierra, Á. A., Ortega Iglesias, J. M., Cabero-Almenara, J., and Palacios-Rodríguez, A. (2023). Development of the teacher’s technological pedagogical content knowledge (tpack) from the lesson study: A systematic review. In Frontiers in education, volume 8, page 1078913. Frontiers Media SA.
Karagianni, E. and Drigas, A. (2023). New technologies for inclusive learning for students with special educational needs. International Journal of Online & Biomedical Engineering, 19(5).
Kocdar, S. and Bozkurt, A. (2023). Supporting learners with special needs in open, distance, and digital education. In Handbook of open, distance and digital education, pages 881–895. Springer.
Kutay, E. and Oner, D. (2022). Coding with minecraft: The development of middle school students’ computational thinking. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 22(2):1–19.
Lachner, A., Backfisch, I., and Franke, U. (2024). Towards an integrated perspective of teachers’ technology integration: A preliminary model and future research directions. Frontline Learning Research, 12(1):1–15.
Ludermir, T. B. (2021). Inteligência artificial e aprendizado de máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, 35:85–94.
Madureira, J. S. and Schneider, H. N. (2024). Desenvolvendo o pensamento computacional por meio da estratégia de autoria de jogos associada ao ambiente de programação scratch. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, 14(16):78–89.
Malik, S. (2024). Data-driven decision-making: Leveraging the iot for real-time sustainability in organizational behavior. Sustainability, 16(15):6302.
Meepung, T. (2024). Pblgm model through visual programming language (vpl) for digital competencies and problem-solving skills. International Education Studies, 17(5):68–87.
Mohindru, G., Mondal, K., and Banka, H. (2020). Internet of things and data analytics: A current review. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 10(3):e1341.
Moreira, M. S., Silva, D. d. T. D., and Pimenta, T. C. (2023). The influence of artificial intelligence in society. In 2023 International Conference on Microelectronics (ICM), pages 214–217.
Pomeranz, A. H. (2024). Use of Minecraft Education to Teach 5th Grade Common Core Mathematics Standards Relating to Measurement of Geometric Volume. PhD thesis, University of Southern Maine.
Souza, L. B. P., Joerke, G. A. O., MACEDO, Y. M., VALE, R. F., Oliveira, A. d. P. J., SANTO, M. S. D. S., Gomes, C. A., Gomes, S. C. V., Alberti, R., and DA PAZ, J. F. (2023). Inteligência artificial na educação: rumo a uma aprendizagem personalizada. Journal Of Humanities And Social Science, 28(5):19–25.
Sun, D., Looi, C.-K., Li, Y., Zhu, C., Zhu, C., and Cheng, M. (2024). Block-based versus text-based programming: a comparison of learners’ programming behaviors, computational thinking skills and attitudes toward programming. Educational technology research and development, 72(2):1067–1089.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
MARQUES, Jonnhy Moraes; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa.
Explorando Tipos de Dados na Educação Básica com o Minecraft Educacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 125-136.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7194.
