Desenvolvimento e Implementação da Plataforma Dadinho: Uma Introdução ao Pensamento Computacional por meio dos Fundamentos de Banco de Dados no Ensino Fundamental

  • Laura R. Boemo UFSM
  • Henry E. L. Cagnini UFSM
  • Sergio Luis S. Mergen UFSM

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento e a implementação do Dadinho, uma plataforma que une Jogos Digitais Educacionais e Fundamentos de Banco de Dados na introdução da computação para alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é promover o ensino do Pensamento Computacional em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular brasileira de 2017, inovando ao auxiliar em desafios como a falta de formação pedagógica e de materiais adequados em tal meio. A plataforma apresenta resultados satisfatórios tanto em desempenho técnico quanto em impacto socioeducacional.

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Publicado
20/07/2025
BOEMO, Laura R.; CAGNINI, Henry E. L.; MERGEN, Sergio Luis S.. Desenvolvimento e Implementação da Plataforma Dadinho: Uma Introdução ao Pensamento Computacional por meio dos Fundamentos de Banco de Dados no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 149-159. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7359.