Como Ensinar Tecnologia para Idosos? Um Relato sobre Pensamento Computacional na Inclusão Digital
Resumo
Este artigo analisa a experiência de um curso de informática básica para idosos, promovido pelo PET Computação da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Universidade Aberta para Idosos. As aulas foram estruturadas com base nos pilares do Pensamento Computacional, abordando temas do cotidiano, como configurações básicas, instalação de aplicativos, funções do smartphone e redes sociais. A segurança digital esteve presente em todas as atividades, reforçando boas práticas no uso da Internet. Os resultados indicam que os participantes aprimoraram suas habilidades técnicas, desenvolveram maior autoconfiança e se tornaram mais independentes no uso da tecnologia.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
MEDEIROS, Eduarda Pereira; MARTINEZ, Santiago D. V. A.; JURGINA, Laura Quevedo; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares da.
Como Ensinar Tecnologia para Idosos? Um Relato sobre Pensamento Computacional na Inclusão Digital. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 229-239.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7800.
