Dinamizando a Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação Através da Aprendizagem Ativa
Resumo
O artigo aborda como a Aprendizagem Ativa (AA) pode ser utilizada no contexto de uma disciplina do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, tendo em vista as gerações Z e Alfa, imersas em ambientes digitais e que necessitam de abordagens educativas mais dinâmicas e interativas. O estudo apresenta a utilização do Miro, QR Codes, além de um ambiente de metaverso. Os resultados mostraram que o uso desses recursos não apenas aumentou o engajamento e a satisfação dos alunos, mas também favoreceu um aprendizado mais significativo e colaborativo. No entanto, o artigo também destaca a necessidade de aprimoramento contínuo nas instruções e no planejamento das atividades. A pesquisa também evidencia que a adoção de AA pode enriquecer a experiência educacional e preparar melhor os alunos para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.Referências
Andrade, L. G. d. S. B., Aguiar, N. C., Ferrete, R. B., e dos Santos, J. (2020). Geração z e as metodologias ativas de aprendizagem: desafios na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(18):e8575–e8575.
Araujo, M. V., da Silva, F. A., Junior, F. S. T., e da Rocha Monteiro, J. (2024). José moran e o campo educacional. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(5):e4279–e4279.
Bonwell, C. C. e Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. eric digest.
Castro, R. e Classe, T. M. (2022). Usando aprendizagem ativa durante o ensino remoto-um estudo usando brainstorming e cocriação conteúdo didático. In Anais do xxx workshop sobre educação em computação, pages 251–262. SBC.
Castro, R. e Siqueira, S. (2017). Aprendizagem ativa em sistemas de informação: Novas técnicas propostas e reflexões sobre as experiências. In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 535–542. SBC.
Castro, R. M. (2018). Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia de aprendizagem ativa apoiada pelo uso de qr code para ensino de banco de dados. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Castro, R. M., Classe, T. M., , e de Castro, C. d. C. C. (2024). Uso de metaverso em avaliações formativas híbridas. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 384–395. SBC.
Castro, R. M. e de Classe, T. M. (2021). Netflix na disciplina auditoria de sistemas: Um relato de aplicação de aprendizagem ativa. In Anais do xxix workshop sobre educação em computação, pages 71–80. SBC.
Chen, R.-Y. e Tu, J.-F. (2019). The computer course correlation between learning satisfaction and learning effectiveness of vocational college in taiwan. Symmetry, 11(6):822.
Classe, T. M. e Castro, R. M. (2023). Metaverso: Ambiente colaboração e aprendizado em aula híbrida. In Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 16–29. SBC.
Classe, T. M., Castro, R. M., de Oliveira, E. G., e Oliveira, E. W. (2023). Uso de metaverso em avaliações formativas híbridas. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 384–395. SBC.
Esteban-Millat, I., Martínez-López, F. J., Huertas-García, R., Meseguer, A., e Rodríguez-Ardura, I. (2014). Modelling students’ flow experiences in an online learning environment. Computers & Education, 71:111–123.
Ferreira, V. G. e Canedo, E. D. (2020). Design sprint in classroom: exploring new active learning tools for project-based learning approach. Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, 11:1191–1212.
Furtado, A. e Furtado, A. (2018). Elementos de Didática da Computação.
Hsu, L. (2017). Enhancing college students’ satisfaction and learning interest when the teacher uses a web-based platform while teaching. American Journal of Educational Research, 5(1):18–24.
Kononova, O., Diahyleva, O., e Yurzhenko, A. (2023). The use of miro while formation of communicative competence of future ship engineers. In International Conference on History, Theory and Methodology of Learning, Kryvyi Rih, Ukraine, 12–13 October 2023, pages 122–129.
Kye, B., Han, N., Kim, E., Park, Y., e Jo, S. (2021). Educational applications of metaverse: possibilities and limitations. Journal of Educational Evaluation for Health Professions, 18.
Liu, R., Luo, F., e Israel, M. (2023). Technology-integrated computing education in early childhood: A systematic literature review. Journal of Educational Computing Research, 61(6):1275–1311.
Massey, A. P., Brown, S. A., e Johnston, J. D. (2005). It’s all fun and games... until students learn. Journal of Information Systems Education, 16(1):9.
Miro (2024). Miro. Acesso em 23 jan. 2024.
Mitchell, A., Petter, S., e Harris, A. (2017). Learning by doing: Twenty successful active learning exercises for information systems courses. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, 16(1):21–46.
Nuhi, A., Memeti, A., Imeri, F., e Cico, B. (2020). Smart attendance system using qr code. In 2020 9th mediterranean conference on embedded computing (MECO), pages 1–4. IEEE.
Oliveira, E. G., Veloso, B. G., Classe, T. M., Castro, R. M., e Lima, A. A. (2023). Relato de experiência: Metodologias ativas e o kahoot em informática aplicada no ensino técnico de administração. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 1312–1317. SBC.
Patil, S. S., Kulkarni, S. S., e Patil, S. K. (2020). Toward outcome based education (obe): An impact of active learning approach for’computer organization’course. Journal of Engineering Education Transformations, 34(2):45–53.
Saxena, M. e Mishra, D. K. (2021). Gamification and gen z in higher education: A systematic review of literature. International Journal of Information and Communication Technology Education (IJICTE), 17(4):1–22.
Skubik-Peplaski, C., Edick, J., Cook, W., et al. (2022). Agile learning and teaching with miro boards.
Stephenson, N. (1994). Snow crash. Penguin UK.
Supeletto, E. F. L., Tozzi, C. C. C., Faccin, E. S., de Oliveira, I. d. S. B., Dona, R. A. M., Onofre, V., e Andreza, W. G. G. (2024). O papel do docente nas metodologias ativas: Desafios no espaço tecnológico contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(10):3771–3776.
Suvandy, A., Chatwattana, P., e Nilsook, P. (2024). The micro-learning activities via metaverse platform: The outcomes of students’ at pakse teacher training college, lao pdr. TEM Journal, 13(2):1675.
Tallarida, R. J., Murray, R. B., Tallarida, R. J., e Murray, R. B. (1987). Chi-square test. Manual of pharmacologic calculations: with computer programs, pages 140–142.
Tanaka, P. J. (2008). Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus estados patológicos sob o olhar psicopedagógico. Construção psicopedagógica, 16(13):62–76.
Umapathy, K., Ritzhaupt, A. D., e Xu, Z. (2020). College students’ conceptions of learning of and approaches to learning computer science. Journal of Educational Computing Research, 58(3):662–686.
Vilela, P. R. (2023). Ensino de engenharia de software utilizando sala de aula invertida. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 21–30. SBC.
Xu, J. e Frydenberg, M. (2021). Python programming in an is curriculum: Perceived relevance and outcomes. Information Systems Education Journal, 19(4):37–54.
Yahya, A. H. e Jumaat, N. F. (2023). The effectiveness of online collaborative learning towards programming skills among undergraduate students in learning programming. Malaysian Journal of Social Sciences and Humanities (MJSSH), 8(7):e002398–e002398.
Yue, K. (2022). Breaking down the barrier between teachers and students by using metaverse technology in education: Based on a survey and analysis of shenzhen city, china. In 2022 13th International Conference on E-Education, E-Business, E-Management, and E-Learning (IC4E), pages 40–44, New York, NY, USA. ACM.
Yuh, A. H. e Thamrongsotthisakul, W. (2020). The concept of active learning in the 21st century: Who is active and what is considered as ‘’active”in active learning? The Golden Teak: Humanity and Social Science Journal, 26(2):91–99.
Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E. S., Steinmacher, I., Leite, J. C., Araujo, R., Correia, R. C., e Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira Computação, Porto Alegre.
Araujo, M. V., da Silva, F. A., Junior, F. S. T., e da Rocha Monteiro, J. (2024). José moran e o campo educacional. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(5):e4279–e4279.
Bonwell, C. C. e Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. eric digest.
Castro, R. e Classe, T. M. (2022). Usando aprendizagem ativa durante o ensino remoto-um estudo usando brainstorming e cocriação conteúdo didático. In Anais do xxx workshop sobre educação em computação, pages 251–262. SBC.
Castro, R. e Siqueira, S. (2017). Aprendizagem ativa em sistemas de informação: Novas técnicas propostas e reflexões sobre as experiências. In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 535–542. SBC.
Castro, R. M. (2018). Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia de aprendizagem ativa apoiada pelo uso de qr code para ensino de banco de dados. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Castro, R. M., Classe, T. M., , e de Castro, C. d. C. C. (2024). Uso de metaverso em avaliações formativas híbridas. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 384–395. SBC.
Castro, R. M. e de Classe, T. M. (2021). Netflix na disciplina auditoria de sistemas: Um relato de aplicação de aprendizagem ativa. In Anais do xxix workshop sobre educação em computação, pages 71–80. SBC.
Chen, R.-Y. e Tu, J.-F. (2019). The computer course correlation between learning satisfaction and learning effectiveness of vocational college in taiwan. Symmetry, 11(6):822.
Classe, T. M. e Castro, R. M. (2023). Metaverso: Ambiente colaboração e aprendizado em aula híbrida. In Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 16–29. SBC.
Classe, T. M., Castro, R. M., de Oliveira, E. G., e Oliveira, E. W. (2023). Uso de metaverso em avaliações formativas híbridas. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 384–395. SBC.
Esteban-Millat, I., Martínez-López, F. J., Huertas-García, R., Meseguer, A., e Rodríguez-Ardura, I. (2014). Modelling students’ flow experiences in an online learning environment. Computers & Education, 71:111–123.
Ferreira, V. G. e Canedo, E. D. (2020). Design sprint in classroom: exploring new active learning tools for project-based learning approach. Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, 11:1191–1212.
Furtado, A. e Furtado, A. (2018). Elementos de Didática da Computação.
Hsu, L. (2017). Enhancing college students’ satisfaction and learning interest when the teacher uses a web-based platform while teaching. American Journal of Educational Research, 5(1):18–24.
Kononova, O., Diahyleva, O., e Yurzhenko, A. (2023). The use of miro while formation of communicative competence of future ship engineers. In International Conference on History, Theory and Methodology of Learning, Kryvyi Rih, Ukraine, 12–13 October 2023, pages 122–129.
Kye, B., Han, N., Kim, E., Park, Y., e Jo, S. (2021). Educational applications of metaverse: possibilities and limitations. Journal of Educational Evaluation for Health Professions, 18.
Liu, R., Luo, F., e Israel, M. (2023). Technology-integrated computing education in early childhood: A systematic literature review. Journal of Educational Computing Research, 61(6):1275–1311.
Massey, A. P., Brown, S. A., e Johnston, J. D. (2005). It’s all fun and games... until students learn. Journal of Information Systems Education, 16(1):9.
Miro (2024). Miro. Acesso em 23 jan. 2024.
Mitchell, A., Petter, S., e Harris, A. (2017). Learning by doing: Twenty successful active learning exercises for information systems courses. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, 16(1):21–46.
Nuhi, A., Memeti, A., Imeri, F., e Cico, B. (2020). Smart attendance system using qr code. In 2020 9th mediterranean conference on embedded computing (MECO), pages 1–4. IEEE.
Oliveira, E. G., Veloso, B. G., Classe, T. M., Castro, R. M., e Lima, A. A. (2023). Relato de experiência: Metodologias ativas e o kahoot em informática aplicada no ensino técnico de administração. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 1312–1317. SBC.
Patil, S. S., Kulkarni, S. S., e Patil, S. K. (2020). Toward outcome based education (obe): An impact of active learning approach for’computer organization’course. Journal of Engineering Education Transformations, 34(2):45–53.
Saxena, M. e Mishra, D. K. (2021). Gamification and gen z in higher education: A systematic review of literature. International Journal of Information and Communication Technology Education (IJICTE), 17(4):1–22.
Skubik-Peplaski, C., Edick, J., Cook, W., et al. (2022). Agile learning and teaching with miro boards.
Stephenson, N. (1994). Snow crash. Penguin UK.
Supeletto, E. F. L., Tozzi, C. C. C., Faccin, E. S., de Oliveira, I. d. S. B., Dona, R. A. M., Onofre, V., e Andreza, W. G. G. (2024). O papel do docente nas metodologias ativas: Desafios no espaço tecnológico contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(10):3771–3776.
Suvandy, A., Chatwattana, P., e Nilsook, P. (2024). The micro-learning activities via metaverse platform: The outcomes of students’ at pakse teacher training college, lao pdr. TEM Journal, 13(2):1675.
Tallarida, R. J., Murray, R. B., Tallarida, R. J., e Murray, R. B. (1987). Chi-square test. Manual of pharmacologic calculations: with computer programs, pages 140–142.
Tanaka, P. J. (2008). Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus estados patológicos sob o olhar psicopedagógico. Construção psicopedagógica, 16(13):62–76.
Umapathy, K., Ritzhaupt, A. D., e Xu, Z. (2020). College students’ conceptions of learning of and approaches to learning computer science. Journal of Educational Computing Research, 58(3):662–686.
Vilela, P. R. (2023). Ensino de engenharia de software utilizando sala de aula invertida. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 21–30. SBC.
Xu, J. e Frydenberg, M. (2021). Python programming in an is curriculum: Perceived relevance and outcomes. Information Systems Education Journal, 19(4):37–54.
Yahya, A. H. e Jumaat, N. F. (2023). The effectiveness of online collaborative learning towards programming skills among undergraduate students in learning programming. Malaysian Journal of Social Sciences and Humanities (MJSSH), 8(7):e002398–e002398.
Yue, K. (2022). Breaking down the barrier between teachers and students by using metaverse technology in education: Based on a survey and analysis of shenzhen city, china. In 2022 13th International Conference on E-Education, E-Business, E-Management, and E-Learning (IC4E), pages 40–44, New York, NY, USA. ACM.
Yuh, A. H. e Thamrongsotthisakul, W. (2020). The concept of active learning in the 21st century: Who is active and what is considered as ‘’active”in active learning? The Golden Teak: Humanity and Social Science Journal, 26(2):91–99.
Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E. S., Steinmacher, I., Leite, J. C., Araujo, R., Correia, R. C., e Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira Computação, Porto Alegre.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
CASTRO, Ronney M. de; CLASSE, Tadeu Moreira de; OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; CASTRO, Cátia da Cunha Carnevalli de.
Dinamizando a Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação Através da Aprendizagem Ativa. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 251-263.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7915.
