Robótica Educacional com LEGO Mindstorms EV3: Uma Abordagem Ativa para o Ensino de Lógica de Programação

  • Henrique Pablo P. S. Pimentel UFRPE
  • Arthur Martins de Lima UFRPE
  • Luis Eduardo T. G. da Silva UFRPE
  • Marcos Paulo da Silva Santana UFRPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE

Resumo


Este estudo avaliou a eficácia de uma oficina de robótica educacional utilizando o LEGO Mindstorms EV3 para a introdução de lógica de programação a alunos do ensino fundamental. Realizada no âmbito de um estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Computação, a oficina envolveu estudantes do 5º ao 8º ano em uma UTEC, localizada em Recife, Brasil. Ao integrar metodologias ativas, como a Aprendizagem em Pares e a Aprendizagem Baseada em Problemas, a oficina proporcionou uma experiência prática de aprendizado, onde os participantes construíram e programaram robôs para executar tarefas e desafios concretos. Os dados coletados por meio de instrumentos avaliativos revelaram melhorias significativas na compreensão conceitual, nas habilidades práticas, na criatividade cognitiva e no engajamento geral dos alunos. Os resultados destacam o potencial de combinar ferramentas tecnológicas com estratégias pedagógicas inovadoras para fomentar o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe, preparando os estudantes para os desafios da era digital.

Referências

Almeida, F. and Valente, J. A. (2011). Robótica educacional e aprendizagem: explorando novas trilhas. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(1):45–59.

Barrows, H. S. (1986). A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, 20(6):481–486.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books.

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernández, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., and Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for all. Communications of the ACM, 52(11):60–67.

Silva, R. F., Lima, P. F., and Souza, T. M. (2020). O impacto da robótica educacional no

ensino de programação para crianças. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 30, pages 125–136.

Topping, K. J. (2005). Trends in peer learning. Educational Psychology, 25(6):631–645.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press.

Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (1999). Learning Together and Alone: Cooperative, Competitive, and Individualistic Learning. Allyn and Bacon.

Resnick, M. (2017). Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. MIT Press.

Bloom, B. S. (1984). Taxonomy of Educational Objectives. Pearson Education.

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. Plenum Press.

Csikszentmihalyi, M. (1990). Flow: The Psychology of Optimal Experience. Harper & Row.

Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a Self-Regulated Learner: An Overview. Theory Into Practice, 41(2), 64-70.

MURCIA, Espanha. Los centros de la región serán los primeros de España en impartir el programa Escuela 4.0 de pensamiento computacional, programación y robótica. 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 mar. 2025.

WIKIPEDIA. Pensamento Computacional. 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 mar. 2025.

Noronha, F. S.; Backes, L.. A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: [link].
Publicado
20/07/2025
PIMENTEL, Henrique Pablo P. S.; LIMA, Arthur Martins de; SILVA, Luis Eduardo T. G. da; SANTANA, Marcos Paulo da Silva; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Robótica Educacional com LEGO Mindstorms EV3: Uma Abordagem Ativa para o Ensino de Lógica de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 330-340. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8077.