Desenvolvendo habilidades do Pensamento Computacional em Crianças: Uma Oficina de Criação de Jogos no Scratch
Resumo
Este artigo descreve um relato de experiência de uma oficina de criação de jogos no Scratch, voltada para o desenvolvimento do pensamento computacional em crianças do ensino fundamental I e II, com idades entre 10 e 12 anos. A oficina utilizou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e teve como objetivo promover o pensamento computacional, envolvendo os pilares de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e criação de algoritmos. Durante a intervenção, foram aplicadas atividades teóricas e práticas, com o uso do Scratch e ferramentas como o Kahoot! para avaliação do progresso dos alunos. Os resultados mostraram uma evolução gradual no entendimento dos conceitos de programação, com destaque para o engajamento dos alunos por meio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na criação de jogos. A experiência reforçou a importância do pensamento computacional na educação, preparando os alunos para os desafios do mundo digital.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
FREIRE, Carlos Augusto Ferreira; CAMPELO, Gilmar Rodrigues; SILVA, Ulremberg Barbosa T. da; SANTOS, Walquiria Pereira dos; SANTANA, Marcos Paulo da Silva; RODRIGUES, Rodrigo Lins.
Desenvolvendo habilidades do Pensamento Computacional em Crianças: Uma Oficina de Criação de Jogos no Scratch. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 341-352.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8079.
