Manna Bootcamp de Férias: experimentando tecnologias exponenciais, formando pessoas exponenciais

  • Davi Alessandro Coelho UEM / UFPR
  • Isabela Souza Rodrigues dos Santos UEM / UFPR
  • Kauane Vitoria Oliveira UEM / UFPR
  • Tiago Tadeu Madrigar UEM
  • Jéfer Benedett Dörr UEM / UFPR
  • Renata Silva UEM
  • Maytê Gouvêa Coleto Bezerra UFPR
  • Robertino Mendes Santiago Junior UFPR
  • Carlos Roberto Beleti Junior UEM / UFPR
  • Linnyer Beatrys Ruiz Aylon UEM

Resumo


Este trabalho está sendo desenvolvido no escopo do Manna_Team. Tem como objetivo relatar a experiência do Bootcamp “Férias das Feras” 2025, uma iniciativa voltada para crianças do Ensino Fundamental I, com o intuito de introduzir conceitos de Inteligência Artificial (IA) e Tecnologias Exponenciais de forma lúdica e interativa. O Bootcamp ofereceu atividades práticas, como simulações no Metaverso, uso de drones e ferramentas de IA para reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina. Os resultados indicam um impacto positivo na aprendizagem e no engajamento dos alunos, destacando a relevância de metodologias inovadoras no ensino básico.

Referências

Barbosa, H. S., Silva, F. F. da, Campano Junior, M. M., & Aylon, L. B. R. (2023). "Jogo educativo no ensino de estrutura de dados: aliando Educação 5.0, gamificação e storytelling". In: Trilha de Educação – Artigos Completos - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 22. Rio Grande/RS. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 792-803. DOI: 10.5753/sbgames_estendido.2023.234099.

Beleti Junior, C. R., Santiago Junior, R. M., Züge, A. P., Valério, M., & Bezerra, M. G. C. (2020). "Por dentro do computador: trajetória de um projeto extensionista em um Campus da UFPR no interior do Paraná". In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 28. Cuiabá. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 51-55. ISSN 2595-6175. DOI: 10.5753/wei.2020.11128.

Costa, W., de Almeida Pires Oliveira, D. A., Soares, V., Mariano da Silva, R. ., Bastos de Souza, F. ., da Silva Gomes, L. ., … Franco de Oliveira, R. (2023). "Educação 5.0: Uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto extensionista". Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 5(1). Disponível em: [link].

Dörr, J. B.; Ruiz Aylon, L. B. Desenvolvimento de Habilidades Metacognitivas através de Ambientes Imersivos e Gamificação no Metaverso para a Educação Onlife. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35.,2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 838-854. DOI: 10.5753/sbie.2024.242544.

Dörr, J. B.; Aylon, L. B. R. Aprendizado Engajador: Ambiente Imersivo Gamificado para Desenvolvimento de Habilidades em Pilotagem de Drones e Pensamento Computacional para os óculos Meta Quest 2. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 840-852. DOI: 10.5753/sbgames.2024.240509.

Ernandes, I., Almeida, B. L. O. dos S., Carlos, J. S. da C., Da Silva, A. C., Corrêa, A. M., & França, E. F. (2024). "The role of technologies in education: trends, challenges, and opportunities". Aracê, 6(2), p. 1431–1446. DOI: 10.56238/arev6n2-059.

Flôr, D. E., Molina Da Cruz, E. H., Possebom, A. T., Beleti Junior, C. R., Hübner, R., & Aylon, L. B. R. (2020). "MannaTeam: a case of interinstitutional collaborative learning and Education 5.0". In: 2020 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI), Las Vegas, NV, USA, p. 964-970. DOI: 10.1109/CSCI51800.2020.00179.

Macar, U., Castleman, B., Mauchly, N., Jiang, M., Aouissi, A., Aouissi, S., Maayah, X., Erdem, K., Ravindranath, R., Clark-Sevilla, A., & Salleb-Aouissi, A. (2023). "Teenagers and artificial intelligence: bootcamp experience and lessons learned". DOI: 10.48550/ARXIV.2312.10067.

Pacheco, R. D., Ribeiro, M. A. T., Silva, A. P. da, Furlan, L. M. A., Ataliba, V. B., Sherrer, J. C., Leite, L. De O., Marinho, P. D. da C., Silva, V. A. P. da, & Brandão, L. de L. G. (2024). "Os impactos da inteligência artificial na sala de aula". Revista Foco, 17(6), e5429. DOI: 10.54751/revistafoco.v17n6-104.
Publicado
20/07/2025
COELHO, Davi Alessandro et al. Manna Bootcamp de Férias: experimentando tecnologias exponenciais, formando pessoas exponenciais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 374-384. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8103.