Utilização de LLM como Ferramenta de Apoio no Ensino-Aprendizagem de Programação Python para Iniciantes: Um Relato de Experiência
Resumo
Este trabalho descreve a aplicação de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) ChatGPT e DeepSeek no ensino de programação para iniciantes na linguagem Python em um curso de extensão. O objetivo foi analisar o impacto do uso de LLMs como suporte ao ensino-aprendizagem em Python. Como resultados, do acompanhamento em sala de aula e da pesquisa de opinião de alunos e professoras, obteve-se que 100% dos alunos destacaram a evolução no entendimento dos conceitos de programação, a facilidade de acesso à informação e a interatividade com as ferramentas. As professoras destacaram otimização do tempo, adaptação das atividades aos diferentes níveis de alunos e falta de exemplos interativos adequados.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
MAIA, Shailla M.; SARKIS, Laura C..
Utilização de LLM como Ferramenta de Apoio no Ensino-Aprendizagem de Programação Python para Iniciantes: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 385-396.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8107.
