Percepções de Professores e Gestores sobre o Ensino de Computação nas Escolas: o caso do Sertão do Submédio São Francisco

  • Maria do Rosário Souza UFRPE
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE

Resumo


Considerando as normativas vigentes desde 2023, as escolas públicas brasileiras precisam integrar o ensino de Computação aos seus currículos. Entretanto, este é um processo complexo, com desafios conhecidos como falta de infraestrutura e de formação adequada para os professores. Atualmente, há pouca visibilidade sobre como as escolas, em particular dos pequenos municípios, têm conduzido esse processo. O presente artigo apresenta os resultados de um questionário sobre esse tema aplicado a gestores escolares e professores de redes municipais do interior de Pernambuco, revelando a necessidade urgente de políticas públicas para investimento em infraestrutura e formação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Brasília 2023a. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de mar. 2024.

BRASIL. Lei Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. 2023b.

CESTARI, Thiago N.; SILVA, Patrícia F. da; FRACARO, Adonis; SOARES, Fabrício; MAZZUCO, Alex. Caracterização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Médio: uma avaliação dos censos escolares de 2013 a 2022. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1080-1089. DOI: 10.5753/wie.2023.234855.

GIL, Antonio C. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. São Paulo: Atlas, Grupo GEN, 2021.

GUARDA, Graziela Ferreira; SILVEIRA, Ismar Frango. Desafios e caminhos para a implementação da BNCC Computação no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 798-809. DOI: 10.5753/wie.2023.232658.

LAUTERT, Cíntia; ARAGON, Rosane. Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula: Um Estudo de Caso no Curso Normal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 899-908. DOI: 10.5753/wie.2023.234665.

LEITE, Raquel Machado; GOMES, Raquel Salcedo. Desafios e Perspectivas para a integração da Computação na Rede Educacional de Dois Irmãos/RS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 148-157. DOI: 10.5753/wie.2023.234347.

LEITE, Raquel Machado; SOUZA, Rodrigo Ghirardelli; BIANCARDI, Cristiano; GOMES, Raquel Salcedo; WIVES, Leandro Krug. Implementação da Computação na Rede Educacional de Dois Irmãos/RS: Panorama de Um Desafio Possível. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 310-319. DOI: 10.5753/wie.2024.242183.

OLIVEIRA, Públio do Nascimento; FRANÇA, Rozelma Soares de. Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 405-416. DOI: 10.5753/wie.2024.242519.

PONTUAL FALCÃO, Taciana. Computational Thinking for All: What Does It Mean for Teacher Education in Brazil?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 371-379. DOI: 10.5753/educomp.2021.14505.

SOUZA, Maria do Rosário; FALCÃO, Taciana Pontual. Implantação do Ensino de Computação nas Escolas do Sertão do Submédio São Francisco: uma Investigação do Contexto Regional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30, 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 536-548. DOI: 10.5753/wie.2024.241411.
Publicado
20/07/2025
SOUZA, Maria do Rosário; FALCÃO, Taciana Pontual. Percepções de Professores e Gestores sobre o Ensino de Computação nas Escolas: o caso do Sertão do Submédio São Francisco. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 421-432. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8146.