Resíduos Eletrônicos e Inteligência Artificial na Educação Básica: Uma Abordagem Desplugada e Transdisciplinar

  • Yasmin L. M. Gonçalves UTFPR
  • Maria L. C. da Silva UTFPR
  • Maria E. M. da Silva UTFPR
  • Felipe da S. Mossato UTFPR
  • Larissa R. de Oliveira UTFPR
  • Rita C. G. Berardi UTFPR

Resumo


O artigo discute a oficina "Tecnologia Sustentável: A influência da Computação na Gestão de Resíduos Eletrônicos", promovida pelo projeto de extensão TIChers para professoras da educação básica. A oficina visa abordar de forma transdisciplinar conceitos de computação e sustentabilidade, abordando temas como resíduos eletrônicos, obsolescência programada e redes neurais artificiais. A metodologia desplugada, lúdica e interativa facilitou a compreensão dos impactos ambientais da tecnologia e incentivou práticas mais sustentáveis, assim como a desmistificação quanto ao funcionamento de Inteligência Artificial por meio de redes neurais artificiais. Os resultados evidenciam a carência de compreensão sobre esses temas entre as participantes, para tornar a educação computacional mais ampla e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Publicado
20/07/2025
GONÇALVES, Yasmin L. M.; SILVA, Maria L. C. da; SILVA, Maria E. M. da; MOSSATO, Felipe da S.; OLIVEIRA, Larissa R. de; BERARDI, Rita C. G.. Resíduos Eletrônicos e Inteligência Artificial na Educação Básica: Uma Abordagem Desplugada e Transdisciplinar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 433-444. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8171.