Vivências, Desafios e Aprendizados na Extensão Curricular em ADS: uma análise temática de diários reflexivos
Resumo
Este artigo investiga as experiências de pesquisadores/extensionistas do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em atividades de extensão curricular obrigatória, implementada em decorrência da legislação brasileira. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou diários reflexivos como instrumento de coleta de dados e a Análise Temática. Os resultados evidenciam que a extensão curricular contribui significativamente para a formação integral dos discentes, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, socioemocionais e éticas, além de ampliar a consciência cidadã e a percepção sobre o potencial da Computação na transformação social. No entanto, a pesquisa também aponta para a necessidade de fortalecer o apoio institucional e a articulação com a comunidade para otimizar a implementação da extensão curricular nos cursos de Computação.Referências
Abich, D., Cavalheiro, B., e Parizi, R. (2024). Pids: Projetos integradores em desenvolvimento de software como prática colaborativa na curricularização da extensão. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 189–192, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Braun, V. e Clarke, V. (2013). Successful qualitative research: A practical guide for beginners. Sage.
Dalepiane, I., Fell, L., Silva, W., e Bernardino, M. (2023). Elicitação, priorização e validação de requisitos de uma ferramenta para gerenciar programas e projetos de extensão universitária: um estudo de levantamento. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 268–277, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Franco, M. E. e Franco, P. F. (2023). Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023), pages 1–8. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Geraldes, W., Afonseca, U., Santos, V., Sousa, T., e Silva, M. (2023). Desenvolvendo o Pensamento Computacional em estudantes da rede pública de ensino em Luziânia-GO, com apoio do projeto Oficinas 4.0. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 13–23, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
MEC/CES/CNE (2018). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
Santos, J. M. O., Souza, C. M., Santos, T. A., Alves, P. M. B. F., e Santos, D. A. (2017). Contribuições da Extensão Universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de Computação. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Silva, I. C. M., Moreira, G. R., Campos, L. M. C., Costa, N. T., Aranha, R. V., Barros, V. H. A., e Junior, C. X. P. (2023). Integrando a Extensão ao Currículo: uma Análise sobre a Curricularização da Extensão em Cursos de Computação da Região Centro-Oeste. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023), pages 522–532. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Uninassau (2024). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Braun, V. e Clarke, V. (2013). Successful qualitative research: A practical guide for beginners. Sage.
Dalepiane, I., Fell, L., Silva, W., e Bernardino, M. (2023). Elicitação, priorização e validação de requisitos de uma ferramenta para gerenciar programas e projetos de extensão universitária: um estudo de levantamento. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 268–277, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Franco, M. E. e Franco, P. F. (2023). Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023), pages 1–8. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Geraldes, W., Afonseca, U., Santos, V., Sousa, T., e Silva, M. (2023). Desenvolvendo o Pensamento Computacional em estudantes da rede pública de ensino em Luziânia-GO, com apoio do projeto Oficinas 4.0. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 13–23, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
MEC/CES/CNE (2018). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
Santos, J. M. O., Souza, C. M., Santos, T. A., Alves, P. M. B. F., e Santos, D. A. (2017). Contribuições da Extensão Universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de Computação. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Silva, I. C. M., Moreira, G. R., Campos, L. M. C., Costa, N. T., Aranha, R. V., Barros, V. H. A., e Junior, C. X. P. (2023). Integrando a Extensão ao Currículo: uma Análise sobre a Curricularização da Extensão em Cursos de Computação da Região Centro-Oeste. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023), pages 522–532. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Uninassau (2024). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
ALVES, Matheus H. S.; MELO, Raphael B. M.; ROSA, Jean C. S..
Vivências, Desafios e Aprendizados na Extensão Curricular em ADS: uma análise temática de diários reflexivos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 459-469.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8216.
