Educação em Computação no Brasil: Uma Análise Cienciométrica das Produções do WEI de 2015 a 2024

  • Gabriel Vieira Lima IFMA
  • Vinicius Schineider Januário Viana IFMA
  • Victor Hugo Moraes Santos IFMA
  • Júlio César Amorim da Rocha IFMA
  • Santos Aricelma Costa Ibiapina IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA

Resumo


Este estudo analisa a produção científica do Workshop sobre Educação em Computação (WEI) de 2015 a 2024, utilizando técnicas de cienciometria. Por meio de análise bibliométrica e redes de coautoria, com o auxílio de ferramentas como Bibliometrix e VOSviewer, foram mapeados temas, tendências e colaborações na área. Os resultados revelam a consolidação de áreas como ensino de programação e pensamento computacional, impulsionadas por metodologias ativas. Contudo, identificou-se a necessidade de pesquisas longitudinais e metodologicamente mais aprofundadas, bem como a importância de fortalecer a colaboração interinstitucional e internacional.

Referências

Arimoto, M., & Oliveira, W. (2019). Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Programação de Computadores: um Survey com Estudantes de Cursos da Área de Computação. XXVII Workshop Sobre Educação Em Computação, 244–254. DOI: 10.5753/wei.2019.6633

Bosse, Y., & Gerosa, M. A. (2015). Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar. Anais Do XXIII Workshop Sobre Educação Em Computação, 426–435. DOI: 10.5753/wei.2015.10259

Carrión, A., Cabrera, R., & Huerta, M. (2024). A Scoping Review and Bibliometric Analysis of Strategies to Increase Girls’ Motivation in STEM. 2024 IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE), 1–6. DOI: 10.1109/edunine60625.2024.10500571

Carvalho, L. P., Filho, S. L., Brandão, M. A., Oliveira, J., Santoro, F. M., & Silva. (2024). Onze anos de WEI (2013 – 2023), uma análise meta-científica. Anais Do XXXII Workshop Sobre Educação Em Computação, 611–622. DOI: 10.5753/wei.2024.2479

Chen, C., & Song, M. (2019). Visualizing a field of research: A methodology of systematic scientometric reviews. PLOS ONE, 14(10), e0223994. DOI: 10.1371/journal.pone.0223994

Hook, D. W., Porter, S. J., & Herzog, C. (2018). Dimensions: Building Context for Search and Evaluation. Frontiers in Research Metrics and Analytics, 3. DOI: 10.3389/frma.2018.00023

Li, J., Goerlandt, F., & Reniers, G. (2021). An overview of scientometric mapping for the safety science community: Methods, tools, and framework. Safety Science, 134, 105093. DOI: 10.1016/j.ssci.2020.105093

López-Pernas, S., Saqr, M., & Apiola, M. (2023). Scientometrics: A Concise Introduction and a Detailed Methodology for Mapping the Scientific Field of Computing Education Research. Springer EBooks, 79–99. DOI: 10.1007/978-3-031-25336-2_5

Mendes, J., Costa, Y., Frazão, K., Santos, R., Santos, D., & Rivero, L. (2019). Identificação das Expectativas e Dificuldades de Alunos de Graduação no Ensino de Engenharia de Software. Anais Do Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 334–347. DOI: 10.5753/wei.2019.6640

Oliveira, W., Adão Caron Cambraia, & Lucas Tadeu Hinterholz. (2021). Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: Desafios e Possibilidades. Anais Do XXIX Workshop Sobre Educação Em Computação, 468–477. DOI: 10.5753/wei.2021.15938

Passos, A. A., Barreto, A. S., Nascimento, B. L., Dantas, F. S., Costa, G. C., Costa, Y., Viana, D., & Rivero, L. (2021). O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes. Anais Do XXIX Workshop Sobre Educação Em Computação, 388–397. DOI: 10.5753/wei.2021.15930

Petri, G., Wangenheim, C. G. von , & Borgatto, A. F. (2017). Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. Anais Do XXV Workshop Sobre Educação Em Computação, 2327–2336. DOI: 10.5753/wei.2017.3549

Pires, F., Teixeira, K., Pessoa, M., & Lima, P. (2019). Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Máquina de Turing: o enigma do Curupira. Anais Do XXVII Workshop Sobre Educação Em Computação, 523–532. DOI: 10.5753/wei.2019.6657

Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. Anais Do XXVII Workshop Sobre Educação Em Computação, 444–452. DOI: 10.5753/wei.2019.6649

Souza, M., & França, C. (2016). O que Explica o Sucesso de Jogos no Ensino de Engenharia de Software? Uma Teoria de Motivação. Anais Do XXIV Workshop Sobre Educação Em Computação, 2255–2264. DOI: 10.5753/wei.2016.9669

Souza, M., Moreira, R., & Figueiredo, E. (2019). Playing the Project: Incorporating Gamification into Project-based Approaches for Software Engineering Education. Anais Do XXVII Workshop Sobre Educação Em Computação, 71–80. DOI: 10.5753/wei.2019.6618

Zawacki-Richter, O., & Latchem, C. (2018). Exploring four decades of research in Computers & Education. Computers & Education, 122, 136–152. DOI: 10.1016/j.compedu.2018.04.001
Publicado
20/07/2025
LIMA, Gabriel Vieira; VIANA, Vinicius Schineider Januário; SANTOS, Victor Hugo Moraes; ROCHA, Júlio César Amorim da; IBIAPINA, Santos Aricelma Costa; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo. Educação em Computação no Brasil: Uma Análise Cienciométrica das Produções do WEI de 2015 a 2024. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 470-481. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8261.