Explorando Vetores e Matrizes no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência no 4º Ano
Resumo
Este artigo apresenta a aplicação de uma proposta pedagógica para introduzir vetores e matrizes no 4º ano do Ensino Fundamental, em conformidade com a BNCC. A atividade lúdica desplugada “Uma Aventura no Espaço” foi aprimorada e aplicada, explorando conceitos fundamentais dessas estruturas. Para reforçar a aprendizagem, desenvolveu-se um jogo digital complementar. A metodologia adotada envolveu tarefas progressivas, proporcionando uma abordagem acessível e interativa. Os resultados indicam que a proposta facilita a compreensão intuitiva dos conceitos e contribui para a ampliação de estratégias de ensino de Computação na Educação Básica.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
AHNT, Andressa Von et al.
Explorando Vetores e Matrizes no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência no 4º Ano. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 504-514.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8283.
