Um estudo exploratório sobre o uso de LLMs como recurso para o aprendizado de fundamentos de programação
Resumo
O avanço das IAs generativas tem impactado a educação, especialmente no ensino de programação. No entanto, ainda há poucas investigações sobre o impacto dos LLMs nesse contexto. Este estudo explora como essas ferramentas influenciam o aprendizado de fundamentos de programação entre estudantes da UFC – Campus Quixadá. Para isso, foram analisadas taxas de sucesso acadêmico entre 2015 e 2024, realizadas entrevistas com professores e aplicado um survey com alunos. Os resultados indicam um aumento na taxa de aprovação após a popularização dos LLMs, além de uma ampla adoção dessas ferramentas pelos estudantes.Referências
da Silva, K. R., de Oliveira Barbosa, L. S., Botelho, W. L., Pinheiro, J. M. B., dos Santos Peixoto, I., and de Menezes, I. V. C. B. (2023). Inteligência artificial e seus impactos na educação: uma revisão sistemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 4(11):e4114353–e4114353.
Deriba, F. G., Sanusi, I. T., and Sunday, A. O. (2024). Enhancing computer programming education using chatgpt- a mini review. In Proceedings of the 23rd koli calling international conference on computing education research, Koli Calling ’23, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Dwivedi, Y. K., Sharma, A., Rana, N. P., Giannakis, M., Goel, P., and Dutot, V. (2023). Evolution of artificial intelligence research in technological forecasting and social change: Research topics, trends, and future directions. Technological Forecasting and Social Change, 192:122579.
Filho, L. C. P., de Souza, T. P. C., and de Paula, L. B. (2023). Análise das respostas do chatgpt em relação ao conteúdo de programação para iniciantes. In Anais [. . . ], pages 1738–1748, Porto Alegre. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBC.
Kitchenham, B. A. and Pfleeger, S. L. (2008). Personal opinion surveys. In Guide to advanced empirical software engineering, pages 63–92. Springer.
Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., and Falcão, T. P. (2018). A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE transactions on education, 62(2):77–90.
Menon, A., Tamuz, O., Gulwani, S., Lampson, B., and Kalai, A. (2013). A machine learning framework for programming by example. In International conference on machine learning, pages 187–195. PMLR.
Paredes, C. M. G., Machuca, C., and Claudio, Y. M. S. (2023). Chatgpt api: Brief over-view and integration in software development. International journal of engineering insights, 1(1):25–29.
Phung, T., Pădurean, V.-A., Cambronero, J., Gulwani, S., Kohn, T., Majumdar, R., Singla, A., and Soares, G. (2023). Generative ai for programming education: Benchmarking chatgpt, gpt-4, and human tutors. In Proceedings of the 2023 ACM conference on international computing education research - volume 2, ICER ’23, page 41–42, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Ribeiro, T. d. A. (2023). Transformando o aprendizado na era da ia: integração de um llm no ensino fundamental. B.S. thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Rodrigues, O. S. and Rodrigues, K. S. (2023). A inteligência artificial na educação: os desafios do chatgpt. Texto Livre, 16:e45997.
Rosa, Y. S., Garcia, P., Constantino, K., and Figueiredo, E. (2025). Reflexões sobre o uso de llms no ensino de programação. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 741–749. SBC.
Sarrion, E. (2023). What is chatgpt? In Exploring the power of ChatGPT, applications, techniques, and implications, pages 3–8. Springer.
Sharma, D., Vidhate, D. A., Osei-Asiamah, J., Meena Kumari, R., Mahajan, V., and Rajagopal, K. (2024). Exploring the evolution of chatgpt: From origin to revolutionary influence. Educational administration, 30(5).
Silva, T. L., Vidotto, K. N. S., Tarouco, L. M. R., and da Silva, P. F. (2024). Inteligência artificial generativa no ensino de programação: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 22(1):262–272.
Teixeira, J. (2019). O que é inteligência artificial. E-galáxia.
Yao, Y., Duan, J., Xu, K., Cai, Y., Sun, Z., and Zhang, Y. (2024). A survey on large language model (llm) security and privacy: The good, the bad, and the ugly. High confidence computing, page 100211.
Yilmaz, R. and Yilmaz, F. G. K. (2023). Augmented intelligence in programming learning: Examining student views on the use of chatgpt for programming learning. Computers in human behavior, 1(2):100005.
Yin, R. (2017). Case Study Research and Applications: Design and Methods. Supplementary textbook. SAGE Publications.
Deriba, F. G., Sanusi, I. T., and Sunday, A. O. (2024). Enhancing computer programming education using chatgpt- a mini review. In Proceedings of the 23rd koli calling international conference on computing education research, Koli Calling ’23, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Dwivedi, Y. K., Sharma, A., Rana, N. P., Giannakis, M., Goel, P., and Dutot, V. (2023). Evolution of artificial intelligence research in technological forecasting and social change: Research topics, trends, and future directions. Technological Forecasting and Social Change, 192:122579.
Filho, L. C. P., de Souza, T. P. C., and de Paula, L. B. (2023). Análise das respostas do chatgpt em relação ao conteúdo de programação para iniciantes. In Anais [. . . ], pages 1738–1748, Porto Alegre. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBC.
Kitchenham, B. A. and Pfleeger, S. L. (2008). Personal opinion surveys. In Guide to advanced empirical software engineering, pages 63–92. Springer.
Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., and Falcão, T. P. (2018). A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE transactions on education, 62(2):77–90.
Menon, A., Tamuz, O., Gulwani, S., Lampson, B., and Kalai, A. (2013). A machine learning framework for programming by example. In International conference on machine learning, pages 187–195. PMLR.
Paredes, C. M. G., Machuca, C., and Claudio, Y. M. S. (2023). Chatgpt api: Brief over-view and integration in software development. International journal of engineering insights, 1(1):25–29.
Phung, T., Pădurean, V.-A., Cambronero, J., Gulwani, S., Kohn, T., Majumdar, R., Singla, A., and Soares, G. (2023). Generative ai for programming education: Benchmarking chatgpt, gpt-4, and human tutors. In Proceedings of the 2023 ACM conference on international computing education research - volume 2, ICER ’23, page 41–42, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Ribeiro, T. d. A. (2023). Transformando o aprendizado na era da ia: integração de um llm no ensino fundamental. B.S. thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Rodrigues, O. S. and Rodrigues, K. S. (2023). A inteligência artificial na educação: os desafios do chatgpt. Texto Livre, 16:e45997.
Rosa, Y. S., Garcia, P., Constantino, K., and Figueiredo, E. (2025). Reflexões sobre o uso de llms no ensino de programação. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 741–749. SBC.
Sarrion, E. (2023). What is chatgpt? In Exploring the power of ChatGPT, applications, techniques, and implications, pages 3–8. Springer.
Sharma, D., Vidhate, D. A., Osei-Asiamah, J., Meena Kumari, R., Mahajan, V., and Rajagopal, K. (2024). Exploring the evolution of chatgpt: From origin to revolutionary influence. Educational administration, 30(5).
Silva, T. L., Vidotto, K. N. S., Tarouco, L. M. R., and da Silva, P. F. (2024). Inteligência artificial generativa no ensino de programação: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 22(1):262–272.
Teixeira, J. (2019). O que é inteligência artificial. E-galáxia.
Yao, Y., Duan, J., Xu, K., Cai, Y., Sun, Z., and Zhang, Y. (2024). A survey on large language model (llm) security and privacy: The good, the bad, and the ugly. High confidence computing, page 100211.
Yilmaz, R. and Yilmaz, F. G. K. (2023). Augmented intelligence in programming learning: Examining student views on the use of chatgpt for programming learning. Computers in human behavior, 1(2):100005.
Yin, R. (2017). Case Study Research and Applications: Design and Methods. Supplementary textbook. SAGE Publications.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
PORTELA, Antonio Kaio E.; VIEIRA, Jeferson K. M..
Um estudo exploratório sobre o uso de LLMs como recurso para o aprendizado de fundamentos de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 527-538.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8316.
