Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira: um Panorama Pré e Pós Resolução n.º 1/2022

  • Tállyson E. R. Izidio UERN
  • Dyelle H. N. de Almeida UERN
  • Igor G. Medeiros UERN
  • José F. A. da Silva UERN / UFERSA
  • Sebastião E. Alves Filho UERN / UFERSA
  • Ceres G. B. Morais UERN / UFERSA

Resumo


A inserção do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica brasileira tem sido impulsionada por políticas como a Resolução nº 1/2022, que estabelece diretrizes para o ensino de Computação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que analisa como o PC tem sido abordado antes e depois da publicação da normativa. Os resultados indicam que, apesar dos avanços na adoção de metodologias ativas e da ampliação da formação docente, ainda há desafios relacionados à infraestrutura e à adaptação de estratégias para diferentes contextos escolares. O estudo destaca a importância da continuidade das pesquisas para aprimorar a implementação do PC nas escolas.

Referências

Almeida, A. V. de; Miranda, G. M.; Araujo, F. P. O. (2023). “O Ensino dos Pilares do Pensamento Computacional para Professores da Educação Básica”. In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, 2023. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2023.230453.

Almeida, T., Costa, E., Cáceres, E., Batista, E.(2023). “Abordagem STEAM com Pensamento Computacional: uma experiência na formação de profissionais em TI”. In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, 2023. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2023.230518.

Barcelos, T., Vidal, L., Kirchoff , A., and Silva, G. (2023) “Computação Criativa Online: relato de experiência da adaptação de uma oficina de desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças”, In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), SBC, pp. 247–253.

Batista, S. L. C., Machado, É. P., dos Santos, M. C. N., Sena, A. L. S., and Palito, T. C. (2023) “Pensamento Computacional: Uma proposta de Itinerário Formativo para o Ensino Médio”, In: Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE), SBC, pp. 140–147.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 33, 6 out. 2022.

Brasil. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 12 jan. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 mar. 2025.

Costa, E. J. F., Campos, L. M. R. S. and Guerrero, D. D. S. (2017) “Computational thinking in mathematics education: A joint approach to encourage problem-solving ability”, 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pp. 1–8.

Costa Junior, A. O.; Rivera, J. A. (2024). “BNCC Computação: O que os acadêmicos de licenciatura precisam saber sobre o Pensamento Computacional?” In: Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, 2024. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2024.2327.

da Silva, F. F., Aylon, L. B. R. and Flôr, D. E. (2020) “Teaching computational thinking to a student with attention deficit through programming”, 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pp. 1–9.

de Lima, L. M., Conti, T. A. A. and Borges, M. A. F. (2023) “Pensamento Computacional, Construcionismo e Aprendizagem Criativa na alfabetização: um relato de experiência”, Workshop de Informática na Escola (WIE), pp. 1305–1311.

Degrandis, F., Ângelo, D. C. G., Steffens, F. O. da S., da Silva, R. R., and da Silva, I. C. S. (2022) “Metodologia para capacitação de professores da educação básica baseada em jogos, gamificação e pensamento computacional”, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp. 866–875.

Dermeval, D., Vilela, J., Bittencourt, I. I., Castro, J., Isotani, S., Brito, P., Silva, A. (2016). “Applications of ontologies in requirements engineering: a systematic review of the literature”. Requirements Engineering, 21(4), 405-437.

França, R. S. de; Tedesco, P. (2021). “Corporeidade, ludicidade e contação de história na promoção do pensamento computacional na escola”. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021. DOI: 10.5753/educomp.2021.14479

Goudinho, L. da S.; Braz, R. M. M.; Pinto, S. C. C. da S. (2022). “Pensamento Computacional Inclusivo – como ensinar a resolução de problemas de forma prática para alunos surdos”. In: Anais do I Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI 2022), XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022). DOI: 10.5753/wpci.2022.226559.

Grebogy, E. C.; Castilho, M. A.; Santos, I. (2024). “Computação desplugada: um recurso para o estímulo de habilidades relacionadas ao pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental”. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32, p. 359–389. DOI: 10.5753/rbie.2024.362.

Kitchenham B., Brereton, O. P., Budgen, D., Turner, M., Bailey, J., Linkman, S. (2007) “A Systematic Literature Review of Evidence-based Software Engineering”, EBSE TechnicalReport, EBSE.

Lima, T. F., Bairros, G., Franco, M. H. I., de Castro Bertagnolli, S., Peres, A., Okuyama, F. Y., and Nicolao, M. (2024) “Explorando o Pensamento Criativo e Computacional com Aprendizagem Baseada em Problemas: Um Relato de Experiência com ScratchJr”, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pp. 3246–3254.

Lopes, A. F.; Santana, T. S.; Braga, A. H. (2020). “O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental”. In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, 2020. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2020.11137.

Monteiro, L., Falcão, T. P. and Rodrigues, R. (2024) “Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional para Educação Básica”, Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pp. 168–176.

Oliveira, E. C., Bittencourt, R. A. and Trindade, R. P. (2019) “Introduction to computational thinking for K-12 educators through distance learning”, 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pp. 1–9.

Oliveira, W.; Cambraia, A. C.; Hinterholz, L. T. (2021). “Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: desafios e possibilidades’. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, 2021. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2021.15938.

Pires, F., Lima, F. M. M., Melo, R., Bernardo, J. R. S. and de Freitas, R. (2019) “Gamification and engagement: Development of computational thinking and the implications in mathematical learning”, 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2161, pp. 362–366.

Raabe, A. L. A. et al. (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação. Salgado L., Araujo, A., Frigo, L. B., and Bim, S. A. (2023) “Conectando Aspectos Soci oculturais ao Pensamento Computacional em Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental”, Cadernos CEDES, 43(120), pp. 73–85.

Santana, C. H. de, Santini, L., Penteado, R., Kikuti, D., Martimiano, L., Colanzi, T., Pinheiro, J., Amaral, A. (2024). “Desmistificando o Pensamento Computacional: relato de um workshop para Professores da Educação Básica”. In: Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação.

Santos, R. E. S., Lopes, J., Silva, R., Souza, E., Silva, P., Felix, Z.. (2022). “Currículo Base para o Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: um relato de experiência com usuários da APAE de Serra Talhada-PE”. In: Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, 2022. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2022.223356.

Souza, I. M. L., Andrade, W. L. and Sampaio, L. M. R. (2019) “Analyzing the eff ect of computational thinking on mathematics through educational robotics”, 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pp. 1–7. Wing, J. M. (2006). “Computational Thinking. Communications of the ACM”, 49(3), 33–35.
Publicado
20/07/2025
IZIDIO, Tállyson E. R.; ALMEIDA, Dyelle H. N. de; MEDEIROS, Igor G.; SILVA, José F. A. da; ALVES FILHO, Sebastião E.; MORAIS, Ceres G. B.. Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira: um Panorama Pré e Pós Resolução n.º 1/2022. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 539-551. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8319.