Ensinando Algoritmo para Estudantes Indígenas da Comunidade Ticuna

  • Maristela Holanda UnB
  • Ayrla Danielly Nascimento Costa UnB
  • Edison Ishikawa UnB

Resumo


A Constituição Brasileira e suas leis subsequentes estabeleceram diversos direitos e proteções para os povos indígenas, entre eles o direito às escolas indígenas onde a cultura e a língua nativa destes devem ser ensinadas, aprendidas e preservadas. Em 2022, o Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília recebeu seus três primeiros estudantes indígenas da comunidade Ticuna da região amazônica. Professores e alunos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília colaboraram para abordar a lacuna no ensino de computação na educação básica desses alunos indígenas. Este trabalho descreve os materiais criados pelos estudantes indígenas e não indígenas do projeto Licenciatura em Ação (LEA) da UnB, para o ensino de algoritmos no contexto da cultura e linguagem Ticuna.

Referências

Agra, G., Formiga, N. S., Oliveira, P. S. d., Costa, M. M. L., Fernandes, M. d. G. M., and Nóbrega, M. M. L. d. (2019). Analysis of the concept of meaningful learning in light of the ausubel’s theory. Revista brasileira de enfermagem, 72:248–255.

Becker, B. A. and Quille, K. (2019). 50 years of cs1 at sigcse: A review of the evolution of introductory programming education research. In Proceedings of the 50th acm technical symposium on computer science education, pages 338–344.

Guilherme, A. and Hüttner, É. (2015). Exploring the new challenges for indigenous education in brazil: Some lessons from ticuna schools. International Review of Education, 61:481–501.

Holanda, M., Bandeira, I. N., Castanho, C. D., de Sousa, A. B., and da Silva, D. (2024). Programa de monitoria da disciplina de programação introdutória na universidade de brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32:157–180.

Holanda, M., Castanho, C. D., Bandeira, I. N., and Da Silva, D. (2022a). Relato de experiência da monitoria da disciplina primeira linguagem de programação do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 13–25. SBC.

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., and da Silva, D. (2021). Um relato de experiência do acolhimento d@ s calour@ s do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 151–160. SBC.

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., and Da Silva, D. (2022b). Introdução ao ambiente universitário na computação: Uma disciplina para o acolhimento dos estudantes no departamento de ciência da computação da universidade de brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:494–518.

López Garcés, C. L. (2002). Los ticuna frente a los procesos de nacionalización en la frontera entre brasil, colombia y perú. Revista colombiana de antropología, 38:77–104.

Luxton-Reilly, A., Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., Scott, M. J., Sheard, J., and Szabo, C. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 55–106.

Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., and Falcão, T. P. (2018). A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE Transactions on Education, 62(2):77–90.

Paladino, M. (2006). Estudar e experimentar na cidade: Trajetórias sociais, escolarização e experiência urbana entre “jovens” indígenas ticuna, amazonas. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGAS, Museu Nacional.

Robins, A. V. (2019). 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, page 327.

Stephenson, C., Miller, A. D., Alvarado, C., Barker, L., Barr, V., Camp, T., Frieze, C., Lewis, C., Mindell, E. C., Limbird, L., et al. (2018). Retention in computer science undergraduate programs in the us: Data challenges and promising interventions. ACM.

Sullivan, J. L. (1970). The impact of education on Ticuna indian culture: An historical and ethnographic field study. University of North Texas.

Ullán, E. J. (2000). Los indios ticuna del alto amazonas ante los procesos actuales de cambio cultural y globalización. Revista española de antropología americana, 30:291–336.

Watson, C. and Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education, pages 39–44.
Publicado
20/07/2025
HOLANDA, Maristela; COSTA, Ayrla Danielly Nascimento; ISHIKAWA, Edison. Ensinando Algoritmo para Estudantes Indígenas da Comunidade Ticuna. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 564-572. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8328.